terça-feira, 29 de junho de 2010

Cine Clube da Esquina exibe relato sobre as últimas horas de Hitler nesta quarta-feira (30)


Às 19h30 desta quarta-feira (30), será exibido no teatro de Bolso do Mercado Municipal, o filme “A Queda: as últimas horas de Hitler” (Der Untergang/ Alemanha/ 2004) em mais uma sessão do Cine Clube da Esquina. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Sesc e Associação Nova Mídia.

Dirigido pelo cineasta Oliver Hirschbiegel, o drama alemão tem roteiro de Bernd Eichinger e é baseado nos livros “Der Untergang” de Joachim Fest e “Bis zur letzten Stunde” de Traudl Junge e Melissa Müller. Junge foi a última secretária pessoal de Adolf Hitler, ditador e líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, responsável pelo maior conflito do século XX (2ª Guerra Mundial), que resultou na perseguição e morte de milhares de pessoas. O filme traz os últimos dias do Império Nazista, tem 156 minutos de duração, Bruno Ganz, Alexandra Maria Lara, Corinna Harfouch, Ulrich Matthes e Juliane Köhler em seu elenco, fotografia de Rainer Klausmann e trilha sonora de Stephan Zacharias.

Sinopse

A história de “A Queda: as últimas horas de Hitler” se passa entre os dias 30 de abril e maio de 1945, período que abrange o último aniversário do ditador, seu casamento com Eva Braun, seu suicídio e o final da guerra. Sob o olhar de Traudl Junge, os espectadores podem conhecer os últimos dias do Führer e o desmoronamento do 3° Reich, que durou 12 anos e acabou em menos de 12 dias. No longa, Junge é vivida por Alexandra Maria Lara.

Em meio a uma noite de novembro, um grupo de mulheres é enviado até a Toca do Lobo, quartel-general de Adolf Hitler (Bruno Ganz) na Prússia Oriental. Elas são candidatas ao cargo de secretária pessoal do líder alemão. Dentre todas as postulantes, ele escolhe Traudl Junge. Após alguns anos de serviço, ela presencia a invasão dos russos a Berlim e percebe o pânico do exército alemão. Assim que a tomada acontece, Hitler e sua equipe são transferidos para um bunker (cômodo subterrâneo à prova de bombas) e, dali, passam a planejar ações que possam acabar com os inimigos. A partir daí, Junge narra os últimos dias do Führer e a queda do Império Nazista.

Fonte: Secom/PMU

Nenhum comentário: