domingo, 18 de outubro de 2009

Memphis Academy of Arts – MCA: Uma análise sobre a escola de Mênfis



A Memphis College of Art é uma escola superior de artes e design fundada em 1936, situada na cidade de Mênfis, estado do Tennessee, Estados Unidos da América. Tem, em anexo, o Memphis Brooks Museum of Art.
É uma escola pequena por opção com apenas alunos em média por ano, sem fins lucrativos, com programas abertos ao público através do museu, além de aulas para crianças, palestras e exposições.



A faculdade oferece bacharelado e mestrado nas áreas de artes plásticas, publicidade, design gráfico, design têxtil, design interativo e digital. Os alunos vivem no campus da faculdade e têm liberdade para decorar seus quartos, praticando fora das salas os conceitos aprendidos usando a criatividade.
Durante o ano letivo, há expedições para a Horn Island, uma ilha onde os alunos ficam acampados se inspirando e produzindo suas obras, como essa tela de estilo pop, onde o personagem da Disney, Pato Donald, está surfando em uma onda.



A tradição da escola é não seguir tradições. O impulso que se dá aos alunos é se produzir material moderno e contemporâneo, quebrando estruturas tradicionalistas e apostando na criatividade, criando e inovando, usando cores fortes e estilo de desenho livre.
Não é à toa que a área de computação tem ganhado força. O design gráfico faz parte da grade da escola superior na graduação e na pós-graduação. A informática é a realidade do mundo globalizado e não se usa mais a tela de um computador monocromática.



Devido ao novo e moderno, não existe uma regra ou um estilo ensinado no MCA. Brincar com cores fortes e vibrantes parece ser uma coincidência, um padrão não exigido, mas ainda assim, um padrão. Algumas pinturas lembram gibis americanos ou mangás japoneses. Outros desenhos mostram movimento e brilho com em um show de rock.
O que a escola propõe não é simplesmente ensinar as técnicas artísticas, mas também criar um pensamento analítico e crítico sob todos os aspectos. É a formação do artista no sentido físico e filosófico.

Nenhum comentário: