quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Herois gays invadem o mercado editorial de HQs


Os tempos mudaram mesmo. A diversidade sexual veio chegando devagarzinho e foi se instalando até mesmo nos quadrinhos. Este ano chegou às bancas "Earth 2", da DC Comics, que traz o relacionamento homossexual do Lanterna Verde original, Alan Scott, criado há 72 anos. Mas o personagem septuagenário não foi o único este ano. Um mês antes da estreia de “Earth 2”, entrou em circulação "Astonishing X-Men" n 51, da Marvel Comics, onde foi mostrado o casamento do mutante Estrela Polar e seu namorado. Segundo as editoras, ambas revistas venderam igual a água.

Apesar de Estrela Polar ter sido criado para ser gay ainda na década de 70, a editora segurou o quanto pode. Outros super-herois já desfilaram sua bandeira cor de rosa pelas páginas de gibis: um tal de Extraño apareceu na saga Milênio; Apolo e Meia-Noite se casaram na série "Authority", da WildStorm; o Vingador Chocante e o X-Man Anole também já se relacionaram; a HQ "Os Vingadores — Especial" discute a relação entre Hulkling e seu namorado, Wiccano; em "X-Men Extra”, Rictor e Shatterstar resolvem suas diferenças sob os lençóis; a patrulheira Questão já foi mostrada aos beijos com Katherine Kane, a Batwoman; e tem muitos outros personagens.

Por mais estranho que possa parecer aos conservadores de plantão, trata-se de um filão no mercado editorial pouco explorado até pouco tempo. É inegável que a quantidade de gente que “está saindo do armário” engrossa o número de vendas de HQs depois que alguns personagens passaram a representar esse número cada vez mais significativo da sociedade. E se a diversão é para todos, as editoras perceberam uma galinha dos ovos de ouro que, há bem pouco tempo, não passava de um patinho feio.

Excetuando as conhecidas piadinhas de botiquim envolvendo Batman e Robin, as relações homossexuais são mostradas com a seriedade que o assunto merece, até mesmo por ainda ser um tabu para muita gente. Mas em gibis tudo pode acontecer: heróis morrem e ressuscitam, perdem poderes e voltam mais poderosos. Não duvide que a Dupla Dinâmica um dia se transforme em Casal Dinâmico. Além do protesto dos fãs mais fervorosos, com certeza terá uma enxurrada de posts em redes sociais com Meme’s do tipo: “EU JÁ SABIA”. E não é para menos. Não há nada mais gay do que roupa colan colorida. Viva a diversidade!

Nenhum comentário: