sábado, 11 de setembro de 2010

3º Seminário Pedagógico do Festival de Dança do Triângulo: Movimento e Método



O Festival de Dança do Triângulo tem como objetivo estimular o desenvolvimento poético e perfeiçoamento técnico dos artistas ligados ao segmento da dança. Os esforços do Festival estão concentrados em alcançar alternativas para promover uma dança de excelência e, ao mesmo tempo, acessível tanto para o público quanto para seus praticantes. Nessa perspectiva, as ações que envolvem uma abordagem teórica da dança ganham cada vez mais espaço e dinâmica, conferindo ao projeto, que nesse ano realiza a sua 22ª edição, um caráter de pesquisa e articulação do conhecimento, além da produção e da circulação de espetáculos e outras ações artísticas.

Nesta edição, o Festival de Dança tem como tema: “Matrizes e Reverberações: O Corpo Negro e Suas Identidades na Dança Brasileira”, tratando da cultura afrodescendente e suas relações com a dança no fazer contemporâneo.

Nesse sentido, comprometido com a dança também nos seus aspectos teóricos, reflexivos e de formação, está previsto na sua programação o 3º Seminário Movimento e Método. Essa ação se constitui como um importante momento do Projeto, proporcionado um ambiente favorável às várias interlocuções, intercâmbios e promoções de saberes e tecnologias da dança.

Como parte das atividades do Seminário, acontecerá na manhã do dia 30/10/2010, na Oficina Cultural, a atividade: “Comunicações de Pesquisa”, que consiste na abertura de espaço para artistas e pesquisadores de Uberlândia, inscritos e selecionados para participação, explanarem suas pesquisas, concluídas ou em andamento, sendo que as mesmas devem estar relacionadas aos eixos temáticos do Festival de Dança.

Esta atividade é aberta tanto para pessoas ligadas a projetos e/ou instituições acadêmicas, quanto a artistas e processos de criação espontâneos, grupos e cias de dança em geral.

Cada interessado poderá enviar uma única proposta de Comunicação de Pesquisa, que tenha referência com os eixos temáticos, norteados pelo tema geral do Festival, sendo:

1º Eixo temático – Recorrências e Tradição – Tem como objetivo identificar o corpo africano e seus desdobramentos, buscando para tanto a compreensão de conceitos chaves como: Matrizes Estéticas, Etnicidade e Tradições Africanas, como elementos de permanência e resistência no contexto cultural brasileiro.

2º Eixo temático – Deslocamentos e Processos Ocupacionais - O objetivo é mapear a presença do corpo e da cultura negra, dialogando com elementos da cidade moderna, tendo como referência os centros urbanos, estruturas ocupacionais, processo de imigração e circuitos artísticos de periferia.

3º Eixo temático - Interferências na Produção Contemporânea – Objetiva identificar na produção da dança da atualidade processos como interferências, hibridismos, miscigenação, contribuições e intercâmbios das Matrizes Afrodescendentes na construção das várias tendências da Dança, com vistas aos criadores, coreógrafos e intérpretes independentes de sua filiação estética.

As propostas encaminhadas serão analisadas pela Coordenação Pedagógica do Festival, que, neste ano, tem como coordenador o artista e pesquisador Rui Moreira, de Belo Horizonte.

As propostas poderão ser deferidas, indeferidas ou solicitadas para adequação e/ou revisão.

Cada comunicação poderá ter até 30 (trinta) minutos, sendo:
- 20 (vinte) minutos dedicados à explanação do conteúdo;
- 10 (dez) minutos para respostas a possíveis questionamentos da coordenação ou da plateia.

A apresentação deverá ser preparada em arquivo de apresentação, power point ou similar, contendo imagens e textos que ilustrem o conteúdo a ser apresentado.

Cada artista/pesquisador receberá Certificado de Comunicação de Pesquisa, constando título e resumo de sua pesquisa, assinado pelo Coordenador Pedagógico e pela Secretária Municipal de Cultura, Coordenadora Geral do Projeto Festival de Dança do Triângulo.

Os interessados deverão encaminhar a ficha de inscrição anexa, devidamente preenchida e assinada, juntamente com 02 (duas) fotos digitalizadas para a Coordenação Pedagógica do FDT – 22ª edição, na Secretaria Municipal de Cultura, localizada à Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, bloco 2, piso 3, bairro Santa Mônica, no período de 08 a 24 de setembro/2010. As fotos deverão ser encaminhadas em CD ou para o e-mail: danca@uberlandia.mg.gov.br.

Após apresentação do seu projeto, cada artista/pesquisador deverá elaborar um texto, de 02 (duas) a 04 (quatro) laudas, apontando as questões principais de sua pesquisa para futuras publicações e registro do Festival de Dança.

Mais informações poderão ser obtidas junto à Coordenação Artística e Pedagógica do Festival de Dança do Triângulo, pelo telefone (34) 3239-2450.

Participem!

Fonte:
Festival de Dança do Triângulo
Coordenação Artística e Pedagógica
Coordenação Geral

Nenhum comentário: