domingo, 2 de maio de 2010

Jornalismo Científico x Divulgação Científica


Muitas pessoas confundem a divulgação científica com o jornalismo científico. A diferença não está somente na maneira de se fazer, mas também no sentido que se dá à notícia.
No meio comunicacional existe espaço para diversos profissionais com várias funções a serem desenvolvidas, cada uma de maneira diferente, com seus valores, sua importância e seu lugar na mídia. O que se espera aqui é desenvolver um pequeno e breve estudo sobre as diferenças entre a divulgação e o jornalismo dentro do meio científico sem menosprezar quaisquer que sejam as especificidades de um ou de outro.
Podemos começar pensando que o profissional da comunicação pode exercer as funções de divulgador ou de repórter, ambas divulgando os experimentos, avanços tecnológicos, descobertas científicas. A linha que divide essas funções é tênue e a ética deve ser o marco regulatório em qualquer um dos casos.
O jornalista, enquanto assessor de imprensa de determinada empresa, tem como função divulgar o trabalho realizado por ela, enviar releases, sugerir pautas para a mídia especializada ou mesmo para a grande mídia. Nesse caso, ele está utilizando de uma ferramenta ética da divulgação científica, ajudando a disseminar as conquistas de quem ele representa.
O caminho normalmente percorrido pela notícia é de chegar às redações de jornais e ser analisada por outros jornalistas, que irão estudar a sua relevância para a sociedade ou seu público-alvo, dirigindo assim seus trabalhos para apuração mais detalhada dos fatos, versões, personagens.
Revela-se aí o jornalismo científico, que não se prenderá a simplesmente divulgar a notícia, mas estudá-la a fundo, medir prós e contras, ouvir opiniões de outros especialistas sobre o que se está divulgando, encontrar uma linguagem acessível ao seu público, trazer exemplos.
O jornalismo científico é, portanto, também uma forma de divulgação científica, porém mais abrangente, imparcial, ética. A divulgação científica, feita de maneira correta, também pode ser ética, usando as ferramentas adequadas à sua produção e veiculação.
Não devemos nos esquecer que em qualquer um dos casos, o que fará a diferença entre uma divulgação ou matéria jornalística éticas, será o profissional que dará a notícia. Em nenhum dos casos pode-se omitir fatos que poderão prejudicar ou influenciar de forma errônea ou negativa o seu público.
Quando isso ocorre em uma divulgação científica, o jornalista da grande mídia ou mesmo da mídia especializada que abordará o assunto em seu veículo, deverá investigar todos os pormenores e levá-los à publico para que esse, em posse de informações fidedignas, possa interpretar a notícia com maior precisão.
Quando, da divulgação científica, o trabalho é feito de maneira ética, facilita o trabalho da imprensa, dá credibilidade à empresa que produziu a notícia e mostra profissionalismo e responsabilidade.
A grande diferença entre a divulgação e o jornalismo, apesar de ambos poderem ser feitos por jornalistas, é a imparcialidade. No jornalismo tem que se buscar ser sempre imparcial, enquanto que, na divulgação científica, a notícia poderá ser parcial, desde que, como dito anteriormente, seja feita de forma ética e não omita fatos. A parcialidade não é falta de ética, desde que o público seja informado que, aquilo que está sendo veiculado, tem um lado, uma opinião.
Não existem meias-verdades na comunicação, existem versões. A divulgação mostra a sua versão e o jornalismo investiga essa e outras versões e as expõe ao público.
Entretanto, os próprios veículos de comunicação se embaralham quando o assunto é esse. Inúmeros acessos em sites de pesquisa científica, artigos e matérias mostraram confusão quando se tenta separar as duas atividades. Muitos, a maioria na verdade, nem as separam. Confundem-nas, mesclam, misturam o que deveria ser atividades distintas.
O importante é que os jornalistas sejam éticos e busquem sempre a verdade, sem confundir seu público, buscando a melhor forma de comunicação.

2 comentários:

Állan disse...

oi muito bom, deu para me dar uma boa clareada no meu trabalho, parabens

Állan disse...

muito bom, deu uma boa clareada para eu poder diferenciar, uma coisa da outra. parabens