terça-feira, 28 de outubro de 2008

Cultura Sexual


Antiguidade


A condenação da prática sexual surgiu com o apogeu do sistema patriarcal e a derrocada do sistema matriarcal, por volta de 5000 anos atrás, restringindo-se, no início, somente às mulheres, para dar ao homem a certeza da paternidade.

Na Grécia antiga, o prazer sexual somente era desfrutado pelos homens, que usufruíam dos mais jovens (efebos), aos quais eram protegidos e ensinados. Estes mesmos jovens, quando mais velhos, exerciam a mesma repressão sobre os mais jovens, e assim, davam continuidade à tradição.

As mulheres eram divididas em:

a) Esposas: eram dominadas pelos maridos e somente chegavam ao ato sexual para a reprodução;

b) Concubinas: mulheres independentes, com as quais os homens tinham mais cumplicidade e conversavam;

c) Cortesãs: profissionais do sexo da época, ou seja, usadas para dar prazer em troca de favores ou mesmo dinheiro.

Também na Antiguidade há relatos sobre a homossexualidade. È o que veremos a seguir.


Homossexualidade


O termo homossexualidade deriva do grego homos, que significa “igual”, tendo sido criado, em 1869, pelo escritor e jornalista austro-húngaro Karl-Maria Kertbeny. Entretanto, há relatos e figuras que insinuam a relação entre pessoas do mesmo sexo desde a Antiguidade, incluindo relatos bíblicos (Samuel 18:1; Samuel 18:2; Samuel 20:41; Samuel 1:26)

e Jônatas o amou, como à sua própria alma"

"E Saul naquele dia o tomou, e não lhe permitiu que voltasse para casa de seu pai. 3 E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. 4 E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto."

"E, indo-se o moço, levantou-se Davi do lado do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinou-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram juntos, mas Davi chorou muito mais."

"Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; quão amabilíssimo me eras! Mais maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres."

Em 1870, a homossexualidade foi descrito como um desvio sexual, uma inversão entre masculino e feminino, no texto "As Sensações Sexuais Contrárias", porém no século XX deixou de ser encarado como “doença” e começou a quebrar as barreiras do preconceito, principalmente depois de do incidente em “Stonewall”, que se tornou um marco na luta contra a homofobia.


Stonewall


A noite de 28 de junho de 1969 ficou na história como o marco do movimento GLS mundial. Stonewall Inn, um bar gay de Nova York, vinha sendo alvo de batidas policiais com a justificativa de buscar por drogas, licença expirada, e quase que invariavelmente, levava travestis presos sem maiores justificativas.

No entanto, na noite citada, os freqüentadores do bar (homens e mulheres homossexuais) se revoltaram contra a polícia e não saíram do local, em protesto à prisão dos travestis que também freqüentavam o Stonewall. Houve confronto direto, barricadas e fogo, durante as 3 noites que seguiram ao 28 de junho.

Hoje, na data, é comemorado o Dia Internacional do Orgulho Gay, com paradas gays em todo o mundo e também no Brasil.

Um comentário:

Dantas disse...

Adorei seu artigo, bastante esclarecedor, parabéns