
As tradicionais festas religiosas do mês de junho tomam conta dos distritos de Uberlândia nessa época. Algumas são para Santo Antônio, outras para São João e tem ainda adorações à Nossa Senhora. Em um espaço amplo e repleto de barracas com comidas e bebidas, músicas, danças e orações, os festejos são atrativos para um roteiro alternativo de quermesses.
A Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento é uma das parceiras para a realização dos festejos. Segundo a secretária da pasta, Walkiria Borges Naves, esta é uma oportunidade para a reunião dos produtores e resgatar valores. “O apoio a estas realizações é importante para preservar a cultura da festa junina nas comunidades rurais. É uma festa religiosa com bastante entretenimento para todos”, afirmou.
No distrito de Tapuirama, a 40 quilômetros de Uberlândia, a animação será no dia 18, a partir das 20h, no salão comunitário na praça Said Jorge. A festa acontece há mais de 50 anos e é em homenagem a São João, mas devido ao tradicional pão com carne servido durante a noite, ficou conhecida também como a “Festa do Pão”. Pessoas de todas as partes costumam participar do evento que é aberto a todos. Primeiro acontece a reza do terço, o leilão de brindes e em seguida, o baile.
No dia 25 tem a caminhada religiosa que sai da Paróquia Cristo Rei no bairro Alvorada, em Uberlândia, com destino à Igreja de Tapuirama. A homenagem dessa vez é à Nossa Senhora da Abadia. Os participantes saem às 4h da manhã e caminham 40 km para chegar a tempo da missa das 15h. Durante o trajeto, os romeiros contam com assistência de voluntários que oferecem sopa, água e fruta em barracas pela estrada.
Em Martinésia, as celebrações têm início nesta quarta-feira (15) e segue até o dia 19. Depois de uma parada, retomam a partir do dia 22 e finaliza em 26 de junho. São dez dias de festa, missas, fogos, fogueira, jogos e levantamento de santo. A programação começa sempre a partir das 19h30. Os festejos de São João nesse distrito têm mais de 100 anos de tradição.
Na manhã do dia 19, às 11h, acontece a cavalgada junina. A saída é da praça da Igreja São João batista e termina na Fazenda Mata dos Dias II em um almoço beneficente. O percurso é montado pelos organizadores e tem pontos de localização com hastes especialmente decoradas. Além da famosa cavalgada haverá show e bingo.
No distrito de Cruzeiro dos Peixotos os “arraiás” acontecem nas casas dos moradores. Cada proprietário é responsável pela sua festa que é aberta ao público. A festança começa na véspera de São João (23) e vira a noite até o dia 24 de junho. O público passa pelas casas e aproveita para se divertir e saborear as comidas típicas da data. Também tem o levantamento do santo, a reza do terço e o batizado na fogueira.
A parte mais esperada é a quadrilha dos alunos da Escola Municipal José Marra da Fonseca, neste sábado (18). A partir das 16h toda a comunidade comparece à escola para participar da festança. Além de curtir, os moradores também se empenham na hora de fazer as comidas e a decoração do espaço.
“É uma expectativa enorme. Todos os alunos ficam ansiosos para dançar e os pais adoram assistir. Desde o começo do ano eles já se animam para começar os ensaios e a arrumar as roupas de quadrilha”, disse a diretora da unidade, Solange de Fátima Barbosa Paula.
Em Miraporanga a previsão é de que os festejos sejam realizados no início do mês de julho.
Fonte: Secom/PMU
Imagem: osarrafo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário