sábado, 5 de fevereiro de 2011

Uberfolia 2011 tem programação especial em fevereiro


Prepare a fantasia, o confete e a serpentina, porque a folia começará mais cedo em Uberlândia. A pouco mais de um mês do Carnaval, a Prefeitura de Uberlândia organiza o Uberfolia 2011. Além dos desfiles e shows na Avenida do Samba (Monsenhor Eduardo), entre os dias 5 e 8 de março, a festividade contará com diversas atrações durante este mês.

A programação começa neste sábado (5), com a escolha do Reinado. O Rei, a Rainha, a Princesa e o Bobo da Corte do Carnaval 2011 serão eleitos por uma comissão julgadora a partir das 22h, em desfile oficial dos candidatos no Acrópole. O evento é uma realização da Associação de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Uberlândia (Assossamba), em parceria com a Prefeitura.

Ainda em fevereiro, no dia 18, o pátio do Mercado Municipal receberá a partir das 18h uma edição especial do Mercado Sonoro. O projeto, criado para apresentar diversas linguagens artísticas à comunidade, terá como tema o “Baile de Máscaras”, também conhecido como Baile à Fantasia ou Bal Masqué. Esta é uma das novidades do Uberfolia 2011.

“O Baile de Máscaras foi um dos precursores do Carnaval moderno no Brasil, importado da Europa na primeira metade do século XIX. Como temos procurado realizar eventos que resgatam a origem da cidade e suas tradições, decidimos realizar um baile com o tema das máscaras, repleto de brincadeiras, canções e marchinhas que relembram o passado e engrandecem a folia do presente”, explicou Mônica Debs, secretária de Cultura.

Quem passar pelo local poderá conferir o show de Karine Telles e Banda, além da performance de atores dos grupos Teatro No Mi e Diversão Light, que interpretarão arlequins e colombinas. Os visitantes também poderão apreciar diversos tipos de quitutes comercializados no local. Os foliões que esquecerem as máscaras podem adquirir os adereços produzidos por artesãos da Associação de Artesãs da Terra e da Aica - Artes Integradas do Camaru.

Outra novidade do Uberfolia 2011 fica por conta do Cortejo Abre Alas e do Carnaval à Moda Antiga. “A Noite dos Antigos Carnavais passa a ser chamada de Carnaval à Moda Antiga. A festa será promovida nos dias 3 e 4 de março e neste ano será complementada por mais uma atração: o Cortejo Abre Alas. Nosso intuito é reunir foliões na praça Coronel Carneiro e fazer uma passeata cheia de alegria até a praça Clarimundo Carneiro, onde teremos a apresentação de bandas com repertório de samba e marchinhas”, contou Mônica Debs.

O Uberfolia é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com as Secretarias de Agropecuária e Abastecimento, Comunicação Social, Defesa Social, Meio Ambiente, Saúde, Governo, Serviços Urbanos e Settran.

Confira a programação do Uberfolia 2011:

Sábado (05/02)

Escolha do Reinado de Carnaval
Às 22h, no Acrópole

Sexta-feira (18/02)

Baile de Máscaras
Às 19h, no Pátio do Mercado Municipal
Com show de Karine Telles e Banda, performance de atores dos grupos Teatro No Mi e Diversão Light, máscaras assinadas por artistas da Artes Integradas do Camaru (Aica) e da Associação de Artesãs da Terra.

Domingo (27/02)

Sarau Literal Musical – “Marchinhas Carnavalescas”
Às 17h, na Oficina Cultural, que fica praça Clarimundo Carneiro, n°204, Centro
Com grupo de serestas “Os Namorados da Lua”

Quinta-feira (03/03)

*Cortejo Abre Alas
Às 19h. Saída da praça Coronel Carneiro e chegada na praça Clarimundo Carneiro
*Carnaval à Moda Antiga

Às 20h, na praça Clarimundo Carneiro
Com apresentação das bandas Furiosa e Velha Guarda da Tabajara, com repertório de samba e marchinhas

Sexta-feira (04/03)

*Cortejo Abre Alas
Às 19h. Saída da praça Coronel Carneiro e chegada na praça Clarimundo Carneiro

*Carnaval à Moda Antiga
Às 20h, na praça Clarimundo Carneiro

Com apresentação das bandas Furiosa e Velha Guarda da Tabajara, com repertório de samba e marchinhas

Sábado (05/03)

Show com DJ Doltel e com as bandas Skema Novo e Os Negretes
Às 20h, na Avenida do Samba (avenida Monsenhor Eduardo)

Domingo (06/03)

Desfile dos Blocos e Escolas de Samba
Na Avenida do Samba (avenida Monsenhor Eduardo)
20h – Bloco Aché
20h50 – Bloco Aparu
21h40 – Acadêmicos do Samba
22h – Unidos do Chatão
00h20 – Garotos do Samba
01h40 – Tabajara

Segunda-feira (07/03)

*Apuração
Às 15h, na Avenida do Samba (avenida Monsenhor Eduardo)

* Show com DJ Doltel e com as bandas Axé Blond e Papo Reto
Às 20h, na Avenida do Samba (avenida Monsenhor Eduardo)

Terça-feira (08/03)

*Desfile da Vitória
Às 20h, na Avenida do Samba (avenida Monsenhor Eduardo)

* Show com DJ Doltel e com a banda Frenezzi
Às 00h, na Avenida do Samba (avenida Monsenhor Eduardo)

Fonte: Secom/PMU
Imagem: dilurdis.blogspot.com

Um comentário:

Edson rodrigues Jr disse...

O baile de máscaras com Show Karine Telles é dia 18 sim, mas sexta feira, não no sábado como a prefeitura equivocadamente divulgou. Abraço
Edson