sábado, 10 de julho de 2010

O texto na TV


Cada veículo de comunicação tem as suas peculiaridades, seu público-alvo, a sua linguagem. A TV não foge à regra, pois um texto produzido para um veículo impresso, se usado na televisão, nunca terá o mesmo impacto de um texto feito exclusivamente para ela.

Existem, portanto, regras de produção textual específicas para cada veículo. No telejornalismo, o texto tem de ser enxuto, com períodos curtos. Os longos períodos devem ser evitados para não confundir o telespectador, dispersar a sua atenção ou mesmo dificultar a leitura para o apresentador ou repórter.

As frases não devem conter palavras repetidas ou parecidas, que possam ser confundidas com rimas. Para quem ouve não soa bem. As chamadas, cabeças e passagens devem ser feitas de forma a prender a atenção do público, contendo o lead colocado de forma impactante. Isso não quer dizer cair no sensacionalismo. Um texto bem escrito terá impacto sem cair na vulgaridade ou no populesco.

Os termos técnicos devem ser evitados, e quando não é possível, devem ser explicados. O jornalista tem de conhecer o seu público e adequar a linguagem de acordo com ele. Mas as regras básicas de um texto para TV quase sempre caem bem.

A informação direta e precisa é o que o telespectador quer.

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