terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A história do bairro Cidade Jardim


O bairro Cidade Jardim foi o primeiro projeto dirigido de Uberlândia. Foram comprados 40 alqueires da fazenda Capim Branco, de Aldorando Dias de Souza, para lotear o bairro que, na primeira etapa, trazia infra-estrutura, com rede de água potável, pluvial e esgoto, energia elétrica e asfalto.
É um bairro predominantemente residencial no Setor Sul da cidade. Em 2000 ocupava uma área de 2,061 km² e sua população era estimada em 6.223 habitantes. É bem arborizado, indo desde a rodovia MG-455, que liga Uberlândia a Campo Florido até as margens do rio Uberabinha, seu berço.
Teve início na avenida Uirapuru, na parte baixa, com casas de classe alta, mas vários pequenos conjuntos habitacionais com casas mais simples aos poucos foram se fundindo, incorporando-se e determinando a classe média predominante.
O nome do bairro inicialmente seria Cidade Náutica, pela proximidade com o Praia Clube, mas Aldorando Dias soube que Uberlândia era apelidada em outros municípios de “Cidade Jardim”. Esse apelido deve-se ao governo de Eduardo Marquez, que foi prefeito de 1923 a 1926 e se preocupava muito com a parte estética da cidade construindo praças, deixando-as bastante floridas. Sua gestão ficou conhecida como “governo das flores”.
Parte das terras foi doada pelo loteamento para a construção da Asso-ciação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), do Núcleo Servos Maria de Nazaré e para a expansão do Praia Clube, que construiu uma portaria na ave-nida Uirapuru.
Entre as curiosidades do bairro, está o Observatório Astronômico de Uberlândia, construído pelo analista de sistemas Roberto Ferreira Silvestre, 61 anos, no terraço de sua casa.

Nenhum comentário: