quinta-feira, 4 de junho de 2009

A Globalização a favor da Regionalização: um breve comentário sobre São João de Campina Grande – PB


GOBBI, Maria Cristina: Folkmarketing e o maior São João do mundo. 4 p. Resenhado de: LUCENA FILHO, Severino Alves de. A festa junina em Campina Grande – PB: uma estratégia de folkmarketing. João Pessoa: UFPB/Universitária, 2007. 218 p.

Por Ronaldo Pedroso

A professora doutora em Comunicação Social Maria Cristina Gobbi resenha o livro de Lucena Filho, resultado de sua tese para o doutorado, com conceitos e raciocínios acerca da festa de São João, em Campina Grande, e dos mecanismos de marketing utilizados para a publicidade da festa.
O texto deixa claro que a regionalização é o fator preponderante para o sucesso da festa na esfera nacional e até mesmo com aproveitamentos globais de turismo, com a participação de estrangeiros prestigiando um evento popular-folclórico, com raízes européias e temperos africanos e indígenas, frutos da miscigenação do povo brasileiro.
A globalização é vista como ferramenta para o marketing da festa. É a disseminação de um produto especificamente regional nos meios de comunicação, o marketing usando a regionalização como forma de aguçar a curiosidade de pessoas de outras partes do Brasil e do mundo.
O São João de Campinha Grande detém traços indissolúveis do folclore nordestino. E são esses traços os maiores chamarizes para a festa. Turistas curiosos em conhecer outras culturas lotam os hotéis da cidade nos meses de junho e julho, como já acontece com o carnaval do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife.
Tudo isso reforça a cultura regional em vias de extinção, graças justamente à globalização que, nesse caso, é utilizada para propagar o São João, num caminho inverso, percebido com extrema inteligência pelo marketing.

Nenhum comentário: