segunda-feira, 20 de abril de 2009
A massificação através da Propaganda
As campanhas publicitárias usam de artifícios cada vez menos éticos para influenciar as pessoas a consumirem seus produtos. A linguagem persuasiva tendencia o consumidor, dita normas, comportamento e valores.
As pessoas deixam de ser seus complexos da natureza humana e passam a ser simplesmente “CONSUMIDORES”. Pode-se tudo até mesmo o uso de mensagens subliminares, que acessam o subconsciente da mente humana e “gravam” impressões que irão ativar inconscientemente o desejo por determinado produto.
Passamos a ser ratos em experiências de laboratórios; os laboratórios, agências de publicidade. A expressão “MARQUETEIRO” já é corriqueira no meio profissional.
A linguagem persuasiva é de tal envergadura que massifica ainda mais a sociedade. Não se trata de um grupo especifico, mas de toda a sociedade. Principalmente com a globalização, a publicidade deixou de ter fronteiras e nacionalidade. Campanhas publicitárias giram por todo o globo unificando diversas culturas em um só grupo, o de consumidores.
A exploração e a alienação são características decorrentes dessa linguagem. No entanto, deve-se colocar a ética e os valores adquiridos por toda a vida em primeiro lugar, seja no papel do marqueteiro ou do consumidor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário