“Câmera no Mar” é o tema da mostra de filmes que a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) exibe no próximo mês pelo Cineclube Cultura, projeto que contempla exibições gratuitas de filmes na Oficina Cultural, sempre em torno de um eixo temático.
Na edição de julho, o público confere seis longas metragens e uma animação em que os cenários e os personagens estão relacionados ao mar. Entre os filmes da mostra estão clássicos como O Fundo do Mar, Titanic, O Velho e o Mar e Imensidão Azul. As sessões são apresentadas aos sábados e domingos a partir das 20h.
Confira a programação:
Cineclube Cultura – “Câmera no Mar”
Dia 02 – sábado
O Fundo do Mar (The Deep, EUA, 1977)
Direção de Peter Yates
Com Robert Shaw, Jacqueline Bisset, Nick Nolte, Louis Gossett Jr., Eli Wallach
Gail Berke (Jacqueline Bisset) e David Sanders (Nick Nolte) estão em férias nas Bermudas, quando descobrem um navio cargueiro da segunda guerra afundado, contendo milhares de ampolas de morfina. A descoberta leva-os até um traficante haitiano de drogas, Cloche (Louis Gossett Jr.), e a um velho caçador de tesouros, Romer Treece (Robert Shaw). Com o traficante em seu encalço, Gail, David e Treece tentam recuperar o tesouro afundado. Cor, 123 min.
Dia 03 – domingo
Capitão Blood (Captain Blood, EUA, 1935)
Direção de Michael Curtiz
Com Errol Flynn, Olivia de Havilland, Basil Rathbone
Errol Flynn é Peter Blood, um médico transformado em pirata depois de escapar de uma condenação injusta. Aventura de época baseada no romance de Rafael Sabatini, marca o início da colaboração entre Curtiz e Flynn que se estenderia por mais dez filmes até 1941. Ação, humor e romance, fórmula básica da dupla, foram forjadas com técnica e senso rítmico impecáveis. Os navios de Port Royal eram miniaturas, habilmente conjugadas com tomadas de cenários construídos em tamanho natural e com trechos da versão silenciosa do Capitão Blood e do filme O gavião do mar, de 1924. Estreando como autor de partituras originais para cinema, Erich Wolfgang Korngold criou, em apenas três semanas, uma vibrante trilha musical de acordo com a narrativa. P/b, 119 min.
Dia 16 – sábado
Titanic (Titanic, EUA, 1953)
Direção de Jean Negulesco
Com Clifton Webb, Barbara Stanwyck, Robert Wagner, Thelma Ritter
Esta é considerada a melhor versão cinematográfica do trágico naufrágio do transatlântico Titanic em 1912, o acidente que causou a morte de mais de 1.500 pessoas. Tido como o navio que nunca poderia afundar, o gigantesco e luxuoso Titanic, encontrou seu derradeiro infortúnio na sua viagem inaugural, quando seu capitão ignorou inúmeros avisos de perigo iminente. Apesar de ter sido baseado em fatos narrados por testemunhas oculares, personagens fictícios contam a história de homens e mulheres, que corajosamente enfrentaram essa inesperada tragédia nas gélidas águas do Atlântico Norte. P/b, 98 min.
Dia 17 – domingo
Tom & Jerry de Água Salgada (Salt Water Tabby, EUA, 1947)
Animação, cor, 8 min.
No Limite da Emoção (Riding giants, EUA, França, 2004)
Documentário sobre surf
Direção Stacy Peralta
As lendas do surf e sua história estão neste que é um dos mais completos e radicais documentários sobre este esporte. Com humor e dinamismo, a câmera de Stacy Peralta, nos leva às maiores ondas surfadas por gigantes como Greg Noll, Jeff Clark e Laird Hamilton. É um tributo à cultura, ao estado de espírito e estilo de vida, relacionados ao universo do surf. Cor, 105 min.
Dia 23 - sábado
O Velho e o Mar (The Old Man and the Sea, , EUA, 1958)
Direção de John Sturges
Com Spencer Tracy, Felipe Pazos, Harry Bellaver
Sozinho em um pequeno barco, um velho pescador cubano captura um imenso marlin e deve desafiar o mar, lutando contra tubarões e contra o clima para levar seu grande prêmio para casa. Baseado na obra do escritor Ernest Hemingway, conquistou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Ator no National Board of Review de 1958. É importante destacar também, a brilhante trilha musical, assinada pelo grande compositor Dimitri Tiomkin, Cor, 87 min.
Dia 24 – domingo
Imensidão Azul (Le grand bleu, USA, França, Itália, 1988)
Direção Luc Besson
Com Rosanna Arquette, Jean-Marc Barr, Jean Reno
Há um lugar em nosso planeta que é mais incomum do que qualquer outro - o menos conhecido e o mais misterioso. É um lugar semelhante ao espaço sideral, no qual as noções convencionais de tempo e distância se diluem. É um lugar mágico e perigoso no qual o corpo humano, bem como seu espírito, precisam se adaptar. É o único lugar onde um homem chamado Jacques Mayol realmente se sente em casa. É o mar - a "Imensidão Azul". Cor, 132 min.
Onde: Oficina Cultural de Uberlândia - Sala Roberto Rezende
Local: Praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho
Horário: 20h
Entrada franca
Fonte: Secom/PMU
Nenhum comentário:
Postar um comentário