“Câmera no Mar” é o tema da mostra de filmes que a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) exibe no próximo mês pelo Cineclube Cultura, projeto que contempla exibições gratuitas de filmes na Oficina Cultural, sempre em torno de um eixo temático.
Na edição de julho, o público confere seis longas metragens e uma animação em que os cenários e os personagens estão relacionados ao mar. Entre os filmes da mostra estão clássicos como O Fundo do Mar, Titanic, O Velho e o Mar e Imensidão Azul. As sessões são apresentadas aos sábados e domingos a partir das 20h.
Confira a programação:
Cineclube Cultura – “Câmera no Mar”
Dia 02 – sábado
O Fundo do Mar (The Deep, EUA, 1977)
Direção de Peter Yates
Com Robert Shaw, Jacqueline Bisset, Nick Nolte, Louis Gossett Jr., Eli Wallach
Gail Berke (Jacqueline Bisset) e David Sanders (Nick Nolte) estão em férias nas Bermudas, quando descobrem um navio cargueiro da segunda guerra afundado, contendo milhares de ampolas de morfina. A descoberta leva-os até um traficante haitiano de drogas, Cloche (Louis Gossett Jr.), e a um velho caçador de tesouros, Romer Treece (Robert Shaw). Com o traficante em seu encalço, Gail, David e Treece tentam recuperar o tesouro afundado. Cor, 123 min.
Dia 03 – domingo
Capitão Blood (Captain Blood, EUA, 1935)
Direção de Michael Curtiz
Com Errol Flynn, Olivia de Havilland, Basil Rathbone
Errol Flynn é Peter Blood, um médico transformado em pirata depois de escapar de uma condenação injusta. Aventura de época baseada no romance de Rafael Sabatini, marca o início da colaboração entre Curtiz e Flynn que se estenderia por mais dez filmes até 1941. Ação, humor e romance, fórmula básica da dupla, foram forjadas com técnica e senso rítmico impecáveis. Os navios de Port Royal eram miniaturas, habilmente conjugadas com tomadas de cenários construídos em tamanho natural e com trechos da versão silenciosa do Capitão Blood e do filme O gavião do mar, de 1924. Estreando como autor de partituras originais para cinema, Erich Wolfgang Korngold criou, em apenas três semanas, uma vibrante trilha musical de acordo com a narrativa. P/b, 119 min.
Dia 16 – sábado
Titanic (Titanic, EUA, 1953)
Direção de Jean Negulesco
Com Clifton Webb, Barbara Stanwyck, Robert Wagner, Thelma Ritter
Esta é considerada a melhor versão cinematográfica do trágico naufrágio do transatlântico Titanic em 1912, o acidente que causou a morte de mais de 1.500 pessoas. Tido como o navio que nunca poderia afundar, o gigantesco e luxuoso Titanic, encontrou seu derradeiro infortúnio na sua viagem inaugural, quando seu capitão ignorou inúmeros avisos de perigo iminente. Apesar de ter sido baseado em fatos narrados por testemunhas oculares, personagens fictícios contam a história de homens e mulheres, que corajosamente enfrentaram essa inesperada tragédia nas gélidas águas do Atlântico Norte. P/b, 98 min.
Dia 17 – domingo
Tom & Jerry de Água Salgada (Salt Water Tabby, EUA, 1947)
Animação, cor, 8 min.
No Limite da Emoção (Riding giants, EUA, França, 2004)
Documentário sobre surf
Direção Stacy Peralta
As lendas do surf e sua história estão neste que é um dos mais completos e radicais documentários sobre este esporte. Com humor e dinamismo, a câmera de Stacy Peralta, nos leva às maiores ondas surfadas por gigantes como Greg Noll, Jeff Clark e Laird Hamilton. É um tributo à cultura, ao estado de espírito e estilo de vida, relacionados ao universo do surf. Cor, 105 min.
Dia 23 - sábado
O Velho e o Mar (The Old Man and the Sea, , EUA, 1958)
Direção de John Sturges
Com Spencer Tracy, Felipe Pazos, Harry Bellaver
Sozinho em um pequeno barco, um velho pescador cubano captura um imenso marlin e deve desafiar o mar, lutando contra tubarões e contra o clima para levar seu grande prêmio para casa. Baseado na obra do escritor Ernest Hemingway, conquistou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Ator no National Board of Review de 1958. É importante destacar também, a brilhante trilha musical, assinada pelo grande compositor Dimitri Tiomkin, Cor, 87 min.
Dia 24 – domingo
Imensidão Azul (Le grand bleu, USA, França, Itália, 1988)
Direção Luc Besson
Com Rosanna Arquette, Jean-Marc Barr, Jean Reno
Há um lugar em nosso planeta que é mais incomum do que qualquer outro - o menos conhecido e o mais misterioso. É um lugar semelhante ao espaço sideral, no qual as noções convencionais de tempo e distância se diluem. É um lugar mágico e perigoso no qual o corpo humano, bem como seu espírito, precisam se adaptar. É o único lugar onde um homem chamado Jacques Mayol realmente se sente em casa. É o mar - a "Imensidão Azul". Cor, 132 min.
Onde: Oficina Cultural de Uberlândia - Sala Roberto Rezende
Local: Praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho
Horário: 20h
Entrada franca
Fonte: Secom/PMU
quarta-feira, 29 de junho de 2011
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Escada é tema em duas exposições simultâneas
É com o título que remete indiretamente ao termo escada em inglês (stairway) que a artista plástica Claudia França apresenta mais um trabalho. A exposição “Ester Ways” foi aberta ao público nesta quarta-feira (15), às 20h, em duas galerias simultaneamente: uma na Casa da Cultura e outra na Oficina Cultural. A exposição poderá ser conferida até 22 de julho, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 12h às 18h. A entrada é gratuita.
A mostra remete a escadas montadas estrategicamente para formar desenhos tridimensionais, fazendo assim uma aproximação com as janelas das galerias. “As escadas podem ser percebidas como pontes que levam o ser em devaneio para o espaço exterior, é aí que habita a personagem Ester” disse Claudia França. “Ester Ways” é resultado de pesquisas realizadas pela artista durante seu doutoramento onde trabalhou questões de performatividade e invisibilidade.
Durante a exposição, Claudia França vai realizar duas palestras. No dia 27 de junho, às 20 horas, na Sala Roberto Rezende, da Oficina Cultural, ela fala sobre o tema da exposição. Já no dia 15 de julho, às 20 horas, a artista expõe o diário performance "ester ways", colocando algumas reflexões sobre o ato de mostrar-se e esconder-se em seu projeto poético.
Sobre a artista
Cláudia França é doutora em Artes pela Unicamp e professora adjunta do Instituto de Artes da UFU, onde leciona disciplinas para graduação e mestrado.
Fonte: Secom/PMU
Imagem: samdesnuda.blogspot.com
Festejos juninos são atrações nos distritos de Uberlândia
As tradicionais festas religiosas do mês de junho tomam conta dos distritos de Uberlândia nessa época. Algumas são para Santo Antônio, outras para São João e tem ainda adorações à Nossa Senhora. Em um espaço amplo e repleto de barracas com comidas e bebidas, músicas, danças e orações, os festejos são atrativos para um roteiro alternativo de quermesses.
A Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento é uma das parceiras para a realização dos festejos. Segundo a secretária da pasta, Walkiria Borges Naves, esta é uma oportunidade para a reunião dos produtores e resgatar valores. “O apoio a estas realizações é importante para preservar a cultura da festa junina nas comunidades rurais. É uma festa religiosa com bastante entretenimento para todos”, afirmou.
No distrito de Tapuirama, a 40 quilômetros de Uberlândia, a animação será no dia 18, a partir das 20h, no salão comunitário na praça Said Jorge. A festa acontece há mais de 50 anos e é em homenagem a São João, mas devido ao tradicional pão com carne servido durante a noite, ficou conhecida também como a “Festa do Pão”. Pessoas de todas as partes costumam participar do evento que é aberto a todos. Primeiro acontece a reza do terço, o leilão de brindes e em seguida, o baile.
No dia 25 tem a caminhada religiosa que sai da Paróquia Cristo Rei no bairro Alvorada, em Uberlândia, com destino à Igreja de Tapuirama. A homenagem dessa vez é à Nossa Senhora da Abadia. Os participantes saem às 4h da manhã e caminham 40 km para chegar a tempo da missa das 15h. Durante o trajeto, os romeiros contam com assistência de voluntários que oferecem sopa, água e fruta em barracas pela estrada.
Em Martinésia, as celebrações têm início nesta quarta-feira (15) e segue até o dia 19. Depois de uma parada, retomam a partir do dia 22 e finaliza em 26 de junho. São dez dias de festa, missas, fogos, fogueira, jogos e levantamento de santo. A programação começa sempre a partir das 19h30. Os festejos de São João nesse distrito têm mais de 100 anos de tradição.
Na manhã do dia 19, às 11h, acontece a cavalgada junina. A saída é da praça da Igreja São João batista e termina na Fazenda Mata dos Dias II em um almoço beneficente. O percurso é montado pelos organizadores e tem pontos de localização com hastes especialmente decoradas. Além da famosa cavalgada haverá show e bingo.
No distrito de Cruzeiro dos Peixotos os “arraiás” acontecem nas casas dos moradores. Cada proprietário é responsável pela sua festa que é aberta ao público. A festança começa na véspera de São João (23) e vira a noite até o dia 24 de junho. O público passa pelas casas e aproveita para se divertir e saborear as comidas típicas da data. Também tem o levantamento do santo, a reza do terço e o batizado na fogueira.
A parte mais esperada é a quadrilha dos alunos da Escola Municipal José Marra da Fonseca, neste sábado (18). A partir das 16h toda a comunidade comparece à escola para participar da festança. Além de curtir, os moradores também se empenham na hora de fazer as comidas e a decoração do espaço.
“É uma expectativa enorme. Todos os alunos ficam ansiosos para dançar e os pais adoram assistir. Desde o começo do ano eles já se animam para começar os ensaios e a arrumar as roupas de quadrilha”, disse a diretora da unidade, Solange de Fátima Barbosa Paula.
Em Miraporanga a previsão é de que os festejos sejam realizados no início do mês de julho.
Fonte: Secom/PMU
Imagem: osarrafo.com.br
Futel oferece diversão durante as férias
Durante todo o mês de julho será realizada a programação de férias da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).
Além das diversas opções oferecidas no Parque do Sabiá, os visitantes poderão passear no trenzinho que passa a circular aos domingos, segundas, quartas e sextas-feiras. Também serão oferecidas atividades de pebolim, tênis de mesa, vôlei de areia, frescobol, desenho e pintura.
Já nos núcleos esportivos, de 1º a 17, acontecem os Jogos Inter-poliesportivos com as modalidades vôlei, futsal e futebol de campo. Entre os dias 18 e 22 ocorre o Período Concentrado, que são atividades lúdicas/recreativas e gincanas para os alunos do Programa Segundo Tempo.
De acordo com o diretor geral da Futel, Antônio Carrijo, esse é um período em que muitas pessoas buscam alternativas para ocupar o tempo ocioso. “Esperamos que nas férias a quantidade de frequentadores do Parque do Sabiá e dos nossos Núcleos Esportivos seja ainda maior”, destacou.
Confira os horários:
Parque do Sabiá
Parque – todos os dias, das 05h às 22h
Zoológico – todos os dias, das 07h30 às 17h30
Mundo da Criança (parque infantil) – todos os dias, das 05h às 22h
Mesas para piquenique – todos os dias, das 05h às 22h
Piscicultura e Aquário – todos os dias das 07h às 17h
Piscinas, passeio de pedalinho e trenzinho – aos domingos, das 10 às 16h
Núcleos Esportivos
Jogos Inter-Poliesportivos – de 01 a 17 de julho nos períodos manhã e tarde
Período Concentrado (Programa Segundo Tempo) – de 18 a 22 de julho das 7h às 13h
Eventos programados para o mês de Julho no Parque do Sabiá:
02/07 – Sábado
Encontro de Capoeira
Horário: 14h
Local: Quiosque
03/07 – Domingo
Arrastão do Agasalho – Canal da Gente
Horário: 8h às 17h
Local: Quiosque
07/07 – Quinta
Atividade Orientação Escola Enéias Vasconcelos
Horário: 7h às 11h
09/07 – Sábado
Encontro de carros antigos – Clube do Fusca
Horário: 14h
Local: Pista em frente ao quiosque
17/07 – Domingo
Aniversário de um ano do Jornal TudoJá
Horário: 10h às 16h
Local: Palco da Prainha
18/07 – Segunda
Atividade orientação Emotive
Horário: 8h às 13h
21/07 – Quinta
Caminhada e Corrida da Lua Cheia
Horário: 20h
Fonte: Secom/PMU
Imagem: carrijo.com.br
Teatro Rondon Pacheco recebe novas propostas de ocupação
Artistas e grupos interessados em ocupar o Teatro Rondon Pacheco nos quatro últimos meses de 2011 (setembro, outubro, novembro e dezembro) podem enviar suas propostas de 01 a 08 de julho. Podem ser inscritos espetáculos e oficinas exclusivas de Teatro, Música e Dança, adultos e/ou infantis.
O edital completo pode ser conferido no portal da Prefeitura de Uberlândia. A documentação especificada deve ser colocada em um envelope lacrado e protocolada de segunda à sexta-feira, na Secretaria Municipal de Cultura (SMC), das 13 às 17 horas, ou enviado pelos correios até a data limite de inscrição.
Do total de datas disponíveis, 50% serão destinadas preferencialmente às produções locais e 25% à SMC para a realização de eventuais turnês e espetáculos cênico-musicais.
As propostas classificadas serão divulgadas no mês de julho no Diário Oficial do Município, no portal da Prefeitura e afixadas na portaria do Teatro Rondon Pacheco e no mural da Secretaria Municipal de Cultura, no Centro Administrativo Municipal.
Fonte: Secom/PMU
Imagem: PMU
sábado, 11 de junho de 2011
Farsa do 11 de Setembro é revelada em livro
Neste ano serão completados 10 anos do maior ataque terrorista de todos os tempos. Um ataque que abalou a maior potência econômica e militar do mundo. Mas... será que, de fato, o ataque foi arquitetado e executado por terroristas? Isso é o que muitas pessoas ao redor do mundo ainda se perguntam.
A história toda até hoje ainda está muito mal contada, faltam pontos a serem ligados e algumas coisas não se relacionam como deveriam. A verdade é que o ataque foi arquitetado por membros de uma alta cúpula de pessoas extremamente poderosas na qual estão envolvidos desde políticos até mesmo membros de uma determinada família real. O motivo principal seria provocar uma guerra contra o "terrorismo" para a venda de armamento e dominação de campos petrolíferos, ou seja, o que de fato acabou ocorrendo. Considerando-se essa teoria, foi lançado o romance Jesus Extraterrestre - A Origem, do pesquisador Leo Mark.
O autor inseriu no enredo o que deve ter realmente motivado os ataques. Assim, colocou o protagonista da trama dentro de uma das torres no momento do ataque. Esse personagem principal seria o clone de Jesus Cristo, um garoto chamado David, criado a partir do DNA de Cristo, escondido dentro do Santo Graal. A missão de David seria preparar a humanidade para o retorno de Jesus Cristo, com isso, atrapalhando os planos dos poderosos da Terra: trazer para este mundo Satanás (que estaria preso em uma dimensão paralela e precisaria de qualquer jeito voltar para esta dimensão e tomar o controle do nosso mundo). O romance mostra também, baseado em documentação histórica, a verdadeira origem da humanidade, quem são os deuses e anjos da Antiguidade, bem como a verdadeira ligação de Jesus Cristo com Satanás. Trata-se de uma trilogia repleta de emoções e muitas revelações.
A obra, disponível em livro, audiolivro e e-book, lançada na Páscoa, já atingiu a marca de 5 mil exemplares vendidos. Boa parte dessas vendas pelo hotsite da obra http://JesusET.com.br.
Jesus Extraterrestre: Volume I - A Origem (de Leo Mark)
Livro - 336 páginas (Editora Giroto) - R$39,90
Audiolivro - 9 horas (AudioLivro Editora) - R$24,90
Fonte: Release/Divulgação
Imagem: portalcwb.com
Divulgado o edital do 23º Festival de Dança do Triângulo
A Prefeitura de Uberlândia promove, de 27 de outubro a 2 de novembro, o Festival de Dança do Triângulo – 23ª Edição. As inscrições para bailarinos, companhias e grupos podem ser realizadas entre os dias 1º e 12 de julho, via internet, no endereço eletrônico www.uberlandia.mg.gov.br. O edital com o regulamento também já está disponível no Portal da Prefeitura.
Neste ano, o Festival, que leva ao público mostras infantis, amadoras e profissionais de artistas e grupos do segmento da dança, tem como tema “Partilhas na Dança: Criação, Viabilidade e Resistência”. O evento faz parte do Programa Cultura na Comunidade, criado pela Secretaria Municipal de Cultura para atender ao plano de administração do prefeito Odelmo Leão: levar cultura e lazer à toda comunidade uberlandense.
Podem participar do evento qualquer artista ou grupo, amador ou profissional, ligado ou não a academias e escolas de dança. Os trabalhos inscritos passarão por uma seleção. O resultado será divulgado a partir do dia 22 de agosto e enviado ao candidato através do e-mail informado na ficha de inscrição.
Além do Sabiazinho, o Festival de Dança do Triângulo irá oferecer atividades realizadas na Oficina Cultural e palcos livres montados em vários pontos da cidade. Haverá apresentações de balé, dança moderna, dança contemporânea, dança de salão, dança de rua, danças étnicas, sapateado, jazz e outras. Também será realizado um Seminário Pedagógico com palestras, mesa-redonda e oficinas.
Mais informações podem ser obtidas no portal www.uberlandia.mg.gov.br.
Fonte: Secom/PMU
Imagem: tocadocalango.blogspot.com
O que é pior? Imposto ou mulher?
Quando ficamos parados, sem alguma atividade saudável, o cérebro desata a pensar coisas antes inimagináveis. Por conta desse ócio intelectual, em uma tarde de sábado fiquei de frente para a TV e vi comerciais divulgando o Dia dos Namorados. Daí, veio a torrente de pensamentos “machistas” acerca do assunto.
Vamos dividir o ano em “blocos econômicos”. Segundo o Impostômetro instalado em São Paulo, em 2011 trabalhamos até maio somente para pagar impostos. Mas temos de junho a dezembro para realizarmos algo para nós mesmo, não é mesmo? Não, não é.
Levando em consideração que maio é o mês das mães e que somente em junho podemos realizar algo economicamente viável para nós mesmos, entramos o mês seis em débito. Tem o presente para a mãe, para a esposa (porque os filhos são pequenos e não podem pagar), para a mãe da esposa (porque ou ela não trabalha ou também não pode pagar, e “a mamãe não pode ficar sem presente, ela te adora!, dirá sua mulher”).
Com o atraso de maio, junho (que é o mês dos namorados) também atrasa, sendo pago somente em julho. Entramos então no mês sete presenteando as esposas, namoradas, ficantes e afins. Aí vem você e me pergunta: “mas sou casado, não posso dar presente só no aniversário de casamento?”. Respondo com outra pergunta: “E você tem coragem de falar isso pra sua mulher?” e pergunto mais: “Mesmo que tenha coragem, você acha que vai se livrar de levar uma panelada?”. Não tem jeito, Dia dos Namorados é pra presentear esposas também. Comeu a carne, roi o osso, amigão.
Entramos agosto sem precisar dar presentes, sem datas comemorativas. Ufa!!! Ufa uma ova. Estamos no mês dos casacos, calçados, muito vento e frio. E ela vai te pedir uma blusa nova acompanhada de echarpe (nem sei o que é isso...) e o último lançamento de botas, aquela da moda que todo mundo em Barretos está usando. A sua resposta poderia ser: “Mas nós não estamos em Barretos...”. Fala pra tu ver a panela comer de novo.
Setembro, entrada da primavera (poxa, mas se estava tão perto do calor por que tive que comprar blusa de frio no mês passado?). E o MEU aniversário de casamento. Se esse não for o mês do SEU casamento, coloque-o no calendário assim mesmo. Afinal, você não vai se livrar de presentear sua esposa, qualquer que seja a data de aniversário do casório. E lá se vai mais um presente para o sexo feminino.
Em outubro é o mês das crianças e de Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil. Nada para as mulheres. Errou de novo, bonitão. Você vai gastar dobrado. Sua companheira, que vive no maior país católico do mundo, vai querer fazer a sua romaria, a sua peregrinação. E quem você acha que custear essa viagem? Chegando ao local, ela vai querer distribuir donativos aos pobres (E eu sou o quê?) e ainda comprar um souvenir que, garanto, não será barato.
Chegou novembro (ainda bem que o ano está acabando) e nenhuma data comemorativa. Nada de ter que presentear. Ledo engano. Para as mulheres, tudo é data para ser presenteada. Temos o dia 24, data em que foi instituído o casamento civil no Brasil. E ela vai dizer que, graças a essa data, vocês puderam se casar. Tem também o dia 30, o Dia da Saudade, e ela dirá que é uma data muito especial, pois vive sentindo a sua falta. E dá-lhe presentes.
Mês de dezembro, acabou o ano, mas não sem antes você ter que dar uma “lembrancinha” de Natal para a sua amada. Ela que não ganhou “quase nada” o ano inteiro, ano em que ela se dedicou a você e aos filhos. Sim, você tem que dar uma “lembrancinha”. Mas nada de R$ 1,99 nem coisas para a casa ou a panela come de novo.
Façamos a contabilidade. Dos 12 meses que formam o ano, você trabalhou cinco meses só para pagar impostos. Os outros sete meses, você trabalhou para poder presentear a mulher da sua vida. Naquela tarde ociosa de sábado cheguei à seguinte conclusão: as mulheres fazem mais mal para a economia do que os impostos do governo.
E nem citei as férias de janeiro (ela adora viajar), carnaval em fevereiro (brasileira que se preze tem samba no pé, e ela não é diferente), dia internacional da mulher em março (lembrei que ela é feminista e a panela vai rolar solta depois que ela ler essas humildes linhas), Dia do Beijo em abril (garanto que mulher nenhuma vai querer receber só um beijinho neste dia), e finalmente maio, onde se comemora o Dia do Enfermeiro (profissão da minha digníssima, que pode ser equivalente para qualquer profissão das esposas, namoradas e afins).
Depois de alguns anos nesse ritmo, só uma data pode ser comemorada em minha homenagem: o dia 2 de novembro. Descanse em paz.
Imagens: tiberioazul.blogspot.com
dignow.org
dicasdepresentes.com
sábado, 4 de junho de 2011
Cineclube Cultura apresenta Cinema Jazz & Bossa
Jazz & Bossa. É com essa temática que a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) realiza, neste mês, o projeto Cineclube Cultura na Oficina Cultural, sempre aos finais de semana a partir das 20h. Além da exibição de filmes que mostram a relação dos dois estilos musicais com a sétima arte, a programação deste mês conta com shows de grupos convidados.
As apresentações começam no sábado (4), com o documentário Let’s Get Lost, do diretor Bruce Weber. No domingo (5), será exibido o filme Próxima Parada: Wonderland, com direção de Brad Anderson.
No dia 10 (sexta-feira), o público confere o show do grupo Quartetoria, formado pelos músicos Hamleto Stamato (piano), Augusto Mattoso (contrabaixo) e Erivelton Silva (bateria). No repertório, releituras de temas do cinema com arranjos de jazz e bossa. Já no dia 11 (sábado), tem apresentação do trio carioca Hamleto Stamato. O grupo, composto por Hamleto Stamato (piano), Augusto Mattoso (baixo) e Erivelton Silva (bateria), vai interpretar composições próprias e clássicos do jazz e da bossa.
Oficina Cultural – Praça Clarimundo Carneiro, 204, Fundinho
Fonte: Secom/PMU
Imagem: musica-de-cinema.blogspot.com
Arte na Praça traz danças e músicas populares
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realiza, no próximo dia 5 de junho, mais um “Arte na Praça”, o terceiro de 2011. Serão três apresentações musicais e uma de dança. O evento terá início às 13 horas, na Praça Sérgio Pacheco, no Centro.
Se apresentam o grupo Baiadô (nascido no curso de Teatro da UFU) com um espetáculo de música e danças criadas a partir das culturas populares: “Batuques e batidas”; o grupo naurÊa, formado em Aracaju (SE), em 2001 e que mistura samba e baião; o premiado músico mineiro “de raiz” Luiz Salgado; e o quarteto (flauta, acordeon, zabumba e triângulo) “Trio Façuá”, trazendo o forró pé de serra.
O Arte na Praça teve início em 2002 e é uma realização da Diretoria de Cultura (Dicult) da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Proex) da UFU. O evento está inserido na grade de festivais da Conexão Vivo, que tem o patrocínio da empresa de telecomunicações Vivo, por meio da lei estadual de incentivo à cultura.
Festival Arte na Praça
Data: 05/06/2011
Horário: a partir das 13 horas
Local: Praça Sérgio Pacheco / Uberlândia
Atrações: Grupo Baiadô apresenta: "Batuques e batidas"
Grupos Musicais: Trio Façuá (MG) / Luiz Salgado (MG) / Naurêa (SE)
Fonte: Marco Cavalcanti/UFU
Imagem: dirco.ufu.br
Uberlândia ganha mais um Ônibus Biblioteca
A Prefeitura de Uberlândia faz a entrega de mais um Ônibus Biblioteca nesta sexta-feira (3). A solenidade será às 10h na rua Serra do Espinhaço, ao lado da Escola Municipal Irmã Odélcia Leão Carneiro, no bairro São Jorge. O ônibus faz parte do programa Ler com Prazer, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), que tem recebido constantes benefícios na administração do prefeito Odelmo Leão.
Além do São Jorge, o veículo também vai circular pelos bairros Guarani, Minas Gerais, Jardim Célia, Canaã, Dom Almir, Shopping Park, Mansour, Morumbi e Custódio Pereira.
Este é o segundo Ônibus Biblioteca entregue pela administração municipal à população. O outro foi entregue em agosto de 2010 e também pertence ao Ler com Prazer. O programa estimula a leitura e possibilita a difusão do livro, por meio da descentralização dos serviços bibliotecários. Mensalmente no projeto são emprestados para a comunidade cerca de 3.500 livros.
O ônibus que será entregue no São Jorge possui um acervo de 3.000 livros de categorias como clássicos da literatura, literatura infantil, infantojuvenil, brasileira, autoajuda, dicionários e atlas. O veículo possui piso em compensado de madeira antimofo, revestido com manta de PVC, resistente à fricção e rasgo e à prova de umidade. Conta também com internet sem-fio, guarda-livros, revisteiro, armário, bebedouro elétrico, cobertura externa (toldo), aparelhos de ar-condicionado e exaustor.
O usuário pode pegar no máximo três livros de cada vez e é necessário apresentar a carteirinha da biblioteca. Quem não tiver pode fazer o documento no próprio ônibus. Basta apresentar o CPF e o comprovante de endereço. Se a pessoa for menor de idade, deve ir acompanhada do responsável. Os empréstimos são feitos por um prazo de 15 dias, quando o veículo retorna ao local para o usuário devolver o livro, fazer a renovação do empréstimo ou levar outros títulos.
Fonte: Secom/PMU
Imagem: farolcomunitario.com.br
Abertas as inscrições para o Programa “Viaje Poeticamente”
Desde a última quarta-feira (1), os interessados em participar da edição 2011 do Programa “Viaje Poeticamente” da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), podem se inscrever gratuitamente na Casa da Cultura, na praça Coronel Carneiro, 89, de segunda à sexta-feira, das 13h às 18h. Outra opção é enviar o material pelos Correios no endereço mencionado acima. As inscrições vão até o dia 22.
O Viaje Poeticamente tem como objetivos o incentivo à leitura, o estímulo à criação literária e a inclusão social por meio da cultura. Cada candidato pode se inscrever com apenas um poema inédito, escrito em Língua Portuguesa, com no máximo 14 versos e 30 caracteres.
O tema do poema é livre, porém não pode conter menção explícita a personalidades públicas, políticos ou conteúdo que desqualifique marcas, empresas e pessoas.
O edital com outras informações pode ser consultado no portal da Prefeitura de Uberlândia.
Fonte: Secom/PMU
Imagem: conversamos.wordpress.com
Assinar:
Postagens (Atom)