quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O Palhaço será o representante do Brasil no Oscar 2013

A Comissão Especial de Seleção  da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, anunciou O Palhaço como  filme brasileiro que tentará uma vaga entre os cinco finalistas na categoria de Oscar de Melhor Filme Estrangeiro do ano que vem. “O Palhaço é um filme impregnado de delicadeza, e a sua escolha como representante brasileiro me encheu de alegria”, emociona-se o diretor, co-roteirista e ator Selton Mello.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, fará o anúncio dos finalistas da 85º edição do Oscar em janeiro de 2013, enquanto a festa de premiação será realizada no tradicional Kodak Theatre na noite de 24 de fevereiro de 2013.

O Palhaço foi lançado no final de 2011 nos cinemas e ultrapassou a marca de 1,4 milhões de espectadores, o DVD e Blu-Ray estão disponíveis para locação em todo o país desde o mês de março deste ano. Selton continua “A escolha de O Palhaço para tentar uma vaga no Oscar foi algo comovente, pois provou-se, que é possível um filme sensível, poético alçar voos grandiosos”.

O Palhaço acaba de ganhar uma versão de luxo, com 2 discos, que chegará especialmente para o consumidor, no dia 23 de outubro em todas as lojas do país. Além de uma embalagem totalmente nova, uma série de conteúdo extra estará disponível, tais como:

Entrevistas;
  •        Marília Gabriela (com Selton Mello e Paulo José)
  •        O Papel da Vida
Relicário;
Palhaço.doc;
Audiodescrição em Português (para deficientes visuais);
Português Close Caption (para deficientes auditivos).

Sinopse

Benjamim (Selton Mello) e Valdemar (Paulo José) formam a fabulosa dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue. Benjamim é um palhaço sem identidade, CPF e comprovante de residência. Ele vive pelas estradas na companhia da divertida trupe do Circo Esperança. Mas Benjamim acha que perdeu a graça e parte em uma aventura atrás de um sonho. Venha rir e se emocionar com este grande espetáculo.

Fonte: Rodrigo Fante/Imagem Filmes
Imagem: clubdatelevisao.wordpress.com

Diretores de Matrix dirigem superprodução "A Viagem"

Os irmãos Andy Wachowski e Lana Wachowski , que revolucionaram o cinema contemporâneo com o lançamento de Matrix (1999), estão de volta em A Viagem (Cloud Atlas), ao lado do diretor alemão Tom Tykwer (Corra, Lola, Corra), em uma história que promete uma nova revolução, e para isso, o trio de diretores resolveu inovar e lançar um trailer que conte a história em aproximadamente 5 minutos.

Adaptação do bestseller internacional, Cloud Atlas, de David Mitchell, A Viagem acompanha seis diferentes histórias, em uma trajetória evolutiva dos personagens, que conta com a presença de Tom Hanks (O Código da Vinci), Hugo Weaving (Trilogia Matrix), Jim Sturgess (Across the Universe), Hugh Grant (Letra e Música), Halle Berry (X-Men), Susan Sarandon (A Negociação), Jim Broadbent (A Dama de Ferro), James D´Arcy (Exorcista - O Início) e Ben Whishaw (007 – Operação Skyfall), no elenco.

Com estreia nos cinemas marcada para o dia 28 de dezembro, A Viagem fará a sua première mundial no Festival de Toronto em setembro.

Sinopse

Em A Viagem várias histórias em épocas diferentes, passado, presente e futuro, estão conectadas, mostrando como um simples ato pode atravessar séculos e inspirar uma revolução. Os criadores da trilogia Matrix dirigem uma épica estória através dos séculos com Tom Hanks, Halle Berry, Susan Sarandon e Hugh Grant.

Fonte: Rodrigo Fante/Imagem Filmes
Imagem: scifibr.wordpress.com

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Venha desvendar o que se esconde nos mares...

“Então fiquem em silêncio e apurem seus ouvidos, pois podem ser agraciados com um canto vindo das ondas... por um canto de sereia...” No romance encantador "Sereias, o segredo das águas", urdido a sal e água, é narrada a emocionante história de Coral, uma garota de aparência exótica, que nasceu envolta em mistérios sobrenaturais e com um estranho fascínio pela água.

Poderá ela, com a ajuda do apaixonado Marcelo, desvendar todos os enigmas que cercam a sua vida? Conseguirá sua mãe, Marina, afastá-la de um destino que, para ela, parece apavorante, mas que constantemente se revela inexorável? Qual preço você estaria disposto a pagar para ajudar seu grande amor? Com uma narrativa dinâmica e empolgante, o leitor viajará pelo mundo de uma das mais fascinantes figuras lendárias, e presentes, de todos os tempos: a sereia.

E verá que, muitas vezes, as lendas são mais reais  e estão bem mais próximas de nós do que imaginamos. Venha desvendar o que se esconde nos mares...

Sobre a autora

Mirella Ferraz nasceu em São Paulo e desde muito nova teve contato com as artes. Formou-se em balé e também atua como professora de dança do ventre. Tem paixão pela escrita e, ainda criança, já se aventurava na redação de contos e poesias. Aliando seu interesse pela literatura à imensa fascinação que sempre teve pelas sereias, começou a escrever sobre esse tema fantástico. Dedicou-se a esta primeira obra com tanto afinco que se inspirou para lançar um segundo livro, cuja história já está sendo escrita.

Também se formou em Gestão Ambiental e trabalhou na pesquisa e conservação de cetáceos em Pernambuco, São Paulo e Bahia. Nesse viés ambiental, sempre foi contundente. É vegetariana desde os oito anos de idade e trava fortes embates para defender os animais. Tem um blog de ativismo animal (http://mirellanogueira.blogspot.com.br/) e outro sobre sereias (http://eusouumasereia.blogspot.com.br/).

Mulher multifacetada, é ainda empresária na cidade onde vive, Pirassununga, com seu marido e seus doze bichos de estimação.

Ficha Técnica

ISBN:  978-85-7679-784-5
Páginas:  240
Formato:  21 x 14 cm
Por: R$ 29,90

Fonte: Pollyanna Mattos/Lilian Comunica

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Pianista baiana se apresenta em Uberlândia e promove master-class

O Teatro Rondon Pacheco recebe, nesta quinta-feira (20), às 20h, a pianista Fany Solter, que se apresenta no Concertos Tribanco de Uberlândia.

Na sexta-feira (21), a pianista promove uma master-class na Casa da Cultura, das 9h às 12h. “Quero escutar os jovens pianistas e também passar um pouco do meu conhecimento. Espero que todos tenham grande proveito”, disse Fany Solder. As inscrições podem ser feitas no link “contatos” no site www.concertosparauberlandia.com.br. Quem não é pianista também pode participar das aulas como ouvinte.

Natural de Ilhéus (BA) e residente há mais de 40 anos na Alemanha, Fany Solter foi a primeira e única mulher eleita como reitora de uma universidade naquele país, cargo que ocupou de 1984 a 2001 na Escola Superior de Música de Karlsruhe. Começou os estudos no Conservatório de Música Brasileiro do Rio de Janeiro e aperfeiçoou-se na Alemanha, onde obteve diploma pela Escola Superior de Música de Freiburg. Atua como solista em concertos com a Orquestra Sinfônica de Praga, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra da Suisse Romande, Orquestra Sinfônica da Radio da Baviera, Israel Camerata de Jerusalém, Filarmônica de Câmara da Polônia, entre outras.

Serviço

O quê: Concertos Tribanco de Uberlândia
Quando: 20 de setembro (quinta-feira), às 20h
Onde: Teatro Rondon Pacheco – Rua Santos Dumont, 517, Centro
Ingresso: 1 Kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite longa vida

O quê: Master-class com a pianista Fany Solter
Quando: 21 de setembro (sexta-feira), das 9h às 12h
Onde: Casa da Cultura – Praça Coronel Carneiro, 89, bairro Fundinho
Inscrições: Link “contatos” no site www.concertosparauberlandia.com.br

Fonte: Secom/PMU
Imagem: gl.art.br

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Advogado lança livro sobre o julgamento de Cristo

O advogado e autor do livro " O Advogado de Cristo", Jesus Garcia, fará o lançamento de sua obra no dia 21 de setembro. No  livro, inédito no mundo, foi introduzida a figura do advogado para a defesa de Jesus Nazareno, mostrando os equívocos, contradições e os erros jurídicos adotados, bem como todos  os procedimentos jurídicos, as formalidades legais e todas as técnicas usadas pela acusação e defesa no maior e mais controvertido julgamento do mundo, um acontecimento que mudou a história da humanidade.

O lançamento será na sede da OAB Uberlândia, ocasião em que o Jesus Garcia também assumirá a presidência da comissão de acessibilidade da OAB local. Ainda como parte das festividades, haverá palestra com a Dra. Ana Lúcia de Oliveira, presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB Minas, além da presença do Presidente da OAB Minas, Dr. Luiz Cláudio Chaves.

Serviço

Lançamento e Coquetel dia 21/09/2012 às 19h.
Local: Sede da OAB - Av. Rondon Pacheco, n° 980, Uberlândia- Minas Gerais.

Fonte e imagem: Divulgação

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Mercado Municipal expõe arte em potes de vidro

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) realiza na Galeria de Arte do Espaço Cultural do Mercado Municipal, a exposição “Residual”, do artista Fernando Flávio Rodrigues. Os visitantes poderão conferir os trabalhos até 28 de setembro, das 12h às 18h.

Fernando Flávio é de Uberlândia e reside em Belo Horizonte. Nesta exposição, mostra suas lembranças através de objetos trabalhados em potes de vidro. São mais de 80 peças que resgatam momentos vividos pelo artista. Além disso, Fernando também expõe 50 paletas de pintura com desenhos elaborados a partir do excesso de tintas utilizadas em outros trabalhos.

Serviço

O quê: Exposição “Residual” – Fernando Flávio Rodrigues
Período de visitação: até 28 de setembro, de 2ª a 6ª feira, das 12h às 18h
Local: Galeria de Arte do Espaço Cultural do Mercado Municipal
Endereço: Rua Olegário Maciel, n°255, bairro Fundinho.

Fonte: Secom/PMU
Imagem: paginacultural.com.br

Professora da UFU expõe obras no Sesc

Pinturas e desenhos que surgem de sonhos, viagens, memórias da infância, ilustrações de livros antigos, filmes e experiências corporais. Assim pode ser definida a exposição que a artista Luciana Arslan, professora do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), apresenta até 26 de setembro no Sesc de Uberlândia. São obras que evidenciam um universo feminino - o uso da cor é mais simbólico do que realista, em tons de rosa e vermelho.

Luciana Arslan afirma que os painéis de madeira foram agrupados nas paredes do Sesc segundo uma lógica fantasiosa. “Cada visitante, ao observar o conjunto das imagens, pode interpretar, contar histórias estranhas e imaginar situações esquisitas e inusitadas”, explica a artista. O suporte para os desenhos é a madeira. Mas é possível reconhecer nas formas presentes nas imagens a inspiração em técnicas artesanais como bordado e ourivesaria.

A artista trabalha nesta série de painéis desde 2010. Esta é a segunda exposição individual em Uberlândia. Graduada em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (SP), Luciana realizou mestrado na Universidade Estadual Paulista (UNESP) e doutorado na Universidade de São Paulo (USP) - com bolsa de seis meses para mobilidade internacional na Universidade de Barcelona. Atualmente, além de professora do Curso de Artes Visuais, atua no Programa de Pós-graduação em Artes da UFU.

Exposição Luciana Arslan

Sesc: Rua Benjamim Constant, 844
Bairro Aparecida/Uberlândia
Data: até 26 de setembro

Fonte: Renata Neiva/UFU
Imagem: Dirco/UFU

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Galeria Ido Finotti recebe exposição “Árvores em Diluição”

Desenhos em nanquim e diluídos em água estão na exposição “Árvores em Diluição”, de Carlos Cordeiro, estão em exposição na Galeria Ido Finotti, no Centro Administrativo Municipal. A visitação pode ser feita de 5 a 28 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 17h30.

Carlos Cordeiro é natural de Araguari, graduou-se em 2005 pela Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Atualmente faz mestrado em Artes pela UFU. Transformação e efemeridade são as inspirações do artista. O símbolo da árvore é recorrente em suas obras e é foco da pesquisa que desenvolve no curso de mestrado em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Para a exposição, Carlos Cordeiro submeteu 20 quadros a um processo de diluição em sequência: do preto, passando pelos vários tons de cinza, até chegar ao branco, quando a imagem não pode ser mais vista no papel.

“Com a copa sem folhas, é possível ressaltar ainda mais essa diferença entre claro e escuro, entre preto e branco. A pesquisa levou a essa série e mostra essa relação com o vazio, o silêncio e a morte”, explicou Cordeiro.

Serviço:

O quê: Exposição “Árvores em Diluição”, de Carlos Cordeiro
Visitação: de 5 a 28 de setembro (segunda a sexta-feira), das 11h30 às 17h30
Onde: Galeria Ido Finotti, no Centro Administrativo Municipal – Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Santa Mônica
Entrada franca

Fonte: Secom/PMU
Imagem: paginacultural.com.br

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Cineclube Cultura apresenta clássicos da Broadway




No mês de setembro, o Cineclube Cultura exibe alguns dos mais significativos musicais da Broadway, adaptados para o cinema. Com o tema “Da Broadway para Hollywood”, a programação tem início neste fim de semana (dias 8 e 9) e encerra na última semana do mês (dias 29 e 30).

Neste sábado (8), será apresentada a produção “Minha Bela Dama”. O filme conta a história de um rabugento linguista, professor Henry Higgins (Harrison), que assume o desafio de transformar Eliza Doolittle, uma impetuosa vendedora de flores das ruas de Londres (Audrey) em uma refinada dama, capaz de frequentar as mais altas rodas da sociedade inglesa no início do século 20.  O texto é uma adaptação da peça Pigmalião de George Bernard Shaw.

No domingo (9), será exibido “Um Dia em Nova York”. O filme gira em torno de três marinheiros, Gabey (Kelly), Chip (Sinatra) e Ozzie (Jules Munshin), que tiram folga e têm apenas 24 horas para se divertir em Nova York.

Para o dia 29 (sábado), o escolhido foi “Chorus Line”. Nesta adaptação para o cinema de um dos mais premiados e retumbantes sucessos do teatro musical americano, o personagem Zack (Michael Douglas), um diretor de musicais da Broadway, prepara um novo espetáculo e, para isso, realiza uma série de audições para escolher os atores, cantores e bailarinos que farão parte do elenco. Enérgico e exigente, o diretor quer dos candidatos prova absoluta de seu talento e interesse pela arte, exigindo o máximo dos candidatos, fazendo com que isso valorize ainda mais seu espetáculo. Mas tudo começa a tomar um rumo diferente quando a vida pessoal de cada um dos participantes da seleção e a do próprio diretor vem à tona.

No dia 30 (domingo), será a vez de “Cabaret”. Na Berlim de 1933, uma cantora americana se transforma em atração no Kit Kat Club. Sua vida, carreira e amores se desenvolvem paralelamente à ascensão do nazismo. O filme é baseado no musical de Fred Ebb e John Kander e na peça de John Van Druten, inspirada no conto de Christopher Isherwood.

As exibições serão sempre às 20h, na Sala Roberto Rezende, da Oficina Cultural, que fica na praça Clarimundo Carneiro, 204, no bairro Fundinho. A entrada é gratuita.

Serviço:

8 de setembro (sábado)


Minha Bela Dama (My Fair Lady, EUA, 1964)
Direção de George Cukor
Com Audrey Hepburn, Rex Herrison, Stanley Holloway / Cor, 170 min.

9 de setembro (domingo)

Um Dia em Nova York (On The Town, EUA, 1949)
Direção de Stanley Donen e Gene Kelly
Com Gene Kelly, Frank Sinatra, Betty Garrett, Jules Munshin / Cor, 98 min.

29 de setembro (sábado)

Chorus Line (Chorus Line, EUA, 1985)
Direção de Richard Attenborough
Com Michael Blevins, Yamil Borges, Jan Gan Boyd, Michael Douglas / Cor, 113 min.

30 de setembro (domingo)

Cabaret (Cabaret, EUA, 1972)
Direção de Bob Fosse
Com liza Minnelli, Michael York, Helmut Griem, Joel Grey / Cor, 124 min.

Horário: 20h
Local: Oficina Cultural de Uberlândia – Sala Roberto Rezende – Praça Clarimundo Carneiro, 204, Fundinho
Entrada franca

Fonte: Secom/PMU
Imagens: mercadolivre.com.br
dsaviosoares.wordpress.com
lentecritica.blogspot.com
orkut.com