sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Abertas as inscrições para Oficina de Teatro
Interessados em participar da Oficina de Criação: Núcleos Cênicos, oferecida pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) podem se inscrever gratuitamente até o dia 6 de setembro na Oficina Cultural, na praça Clarimundo Carneiro, 204, Centro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
São oferecidas 30 vagas. As aulas serão ministradas de setembro a novembro, às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h30. A oficina faz parte dos programas Cultura na Comunidade e Qualificando Saberes e será ministrada pela atriz e diretora teatral, Maria de Maria. Os participantes irão aprender técnicas de montagem de cenas curtas, performances e quadros para serem apresentados em espaços públicos da cidade.
Fonte: PMU
Imagem: blogdosertao.net
terça-feira, 23 de agosto de 2011
Um breve ensaio sobre cultura e ditadura no Brasil
Existe um clichê que a maioria dos historiadores odeia: “a história é importante para conhecer o passado e não cometer os mesmos erros no futuro”. Nunca perguntei o motivo dos profissionais dessa área não gostarem da afirmação. Talvez porque sendo humanos, estamos fadados a cometer os mesmos erros em circunstância diferentes. Mas é bem verdade que a história ajuda a humanidade a projetar o futuro.
O boom da mídia nos últimos 100 anos teve papel fundamental em disseminar a informação histórica e levar o conhecimento onde livros antes haviam falhado. A indústria do cinema nacional e internacional mostrou por inúmeras vezes os terrores das guerras provocados pela insanidade de poucos e avalizados pela ignorância de muitos.
Assunto controverso de nossa história recente e que temos por obrigação não deixar cair no limbo do esquecimento, o golpe de 64 trouxe quase duas décadas de censura, perseguição, exílios, prisões, torturas e mau agouro. Nem o “Milagre Econômico” da década de 70 foi positivo, se mostrando responsável por uma hiperinflação que assolou os anos 80 e 90 e fez sofrer a população brasileira, assim como sofreu a classe político-intelectual perseguida pela ditadura.
Homens e mulheres de verdade, tornaram-se verdadeiros símbolos da liberdade, principalmente depois que seus destinos foram escolhidos não pelo universo, mas pela violência do pau de arara em porões escuros e úmidos da polícia política. Muitas histórias viraram livros e muitos foram retratados em filmes. Zuzu Angel, O que é isso companheiro?, O ano em que meus pais saíram de férias, Feliz Ano Velho, Batismo de Sangue e muitos outros deixaram suas marcas gravadas na cultura nacional e ajudaram na construção da memória histórica brasileira. Entretanto, outras forças disseminam o outro lado da história.
A anistia serviu para trazer os brasileiros que viviam no estrangeiro de volta para casa e foi o marco da abertura política no Brasil. Mas serviu também para jogar um pano escuro na realidade e deixar livres torturadores, assassinos, além de esconder o paradeiro de muitas pessoas que “desapareceram” durante o regime militar. É lógico que a anistia não seria somente para os presos e exilados políticos de esquerda. Ela também serviu para mascarar a verdade.
Historicamente, os militares criaram a justificativa de que, no momento do golpe de 1964, o povo brasileiro necessitava de um governo mais rigoroso. E mais, o povo brasileiro queria e apoiava o regime. Atualmente, as Forças Armadas são controladas por um civil. Mas, essa versão até hoje é difundida nos quartéis das corporações. Essa mesma afirmação foi ouvida por um grupo de acadêmicos de jornalismo em um estágio no Exército Brasileiro. Estágio muito interessante, mas que tem, no fundo, um foro doutrinário. Por isso, são escolhidos apenas estudantes.
Devemos conhecer todas as versões, mas devemos nos deixar influenciar por nenhuma delas. Eu tenho a minha opinião, você tem a sua, o João e a Maria têm a deles. Eu me expresso nesse espaço democrático, que é a internet. E, se hoje posso fazer isso, é graças a figuras como Rubens Paiva, Frei Beto, Zuzu Angel, Vladimir Herzog, Carlos Marighella, Estanislau Ignácio Correia e tantos outros que deram suas vidas pela democracia e pela liberdade. Sem contar os inúmeros presos e exilados que, só não tiveram a mesma sorte, graças à luta incessante da esquerda brasileira.
Os tempos são outros: esquerda, direita e centro quase que se misturam. Mas a cultura, os livros, o cinema e a música estão acima disso e têm papel fundamental na memória brasileira. Memória que deve ser lembrada e relembrada, contada e recontada. E seus personagens devem ser tratados como herois em tempos de guerra.
Imagens: browg.blogspot.com
culturabrasil.pro.br
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Apelidos no futebol
Existem algumas peculiaridades no mundo futebol. Uma delas refere-se aos apelidos dados aos jogadores e aos times. Separei alguns para mostrar como é curioso esse mundo esportivo.
Euler: Filho do Vento
Edmundo: Animal
Marcelinho Carioca: Pé de Anjo
Zico: Galinho de Quintino
Corinthians: Timão
São Paulo e Fluminense: Tricolor
Cruzeiro: Raposa
Atlético Mineiro: Galo
Dentinho: Xodó da Fiel
Marcos: São Marcos
Carlos Alberto: Capita
Pelé: Rei do Futebol
Edilson: Capeta
Leônidas da Silva: Diamante Negro
Didi: Folha Seca
Donizete: Pantera Negra
Túlio: Túlio Maravilha
Nilton Santos: Enciclopédia do Futebol
Pepe: O Canhão da Vila
Vavá: Peito de Aço
Jairzinho: Furacão da Copa
Valdívia: Mago
Kleber: Gladiador
Ronaldo: Fenômeno
Luís Fabiano: Fabuloso
Adriano: Imperador
Ricardo Rocha: Xerife
Se você sabe mais algum, deixe seu comentário. Vamos aumentar nossa lista de apelidos futebolísticos.
Imagem: futebolffv.blogspot.com
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
Show de jazz abre a programação do Cineclube Cultura do mês de agosto
O Quarteto Panônica Jazz realiza no próximo sábado (6), um show ao vivo, no Teatro Rondon Pacheco, a partir das 20h. Formado por Gio Pagotti (guitarra), Rayne Vitorino Dias (teclado), Cicerus Cajuzinho (bateria) e Murilo Rezende (baixo), o quarteto tem se tornado referência para quem gosta de música instrumental. Para o show de sábado, os músicos tocarão composições próprias, além de músicas brasileiras.
A apresentação faz parte da programação do Cineclube Cultura, um projeto sem fins lucrativos criado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) para oferecer ao público sessões gratuitas de clássicos do cinema mundial, sempre em torno de um eixo temático. Além da exibição de filmes, algumas edições do projeto incluem shows musicais.
No mês de agosto, o tema do Cineclube Cultura é Cinema, Jazz e Bossa. Entre os filmes que estão na programação estão: Meia Noite no Jardim do Bem e do Mal, Eva, Os Desafinados e A Música Irresistível de Benny Goodman. As apresentações são aos sábados e domingos, a partir das 20h, na Oficina Cultural.
Confira a programação
Cineclube Cultura - Cinema, Jazz e Bossa
Sábado (6)
Show – Quarteto Panônica Jazz
Horário: 20h
Local: Teatro Rondon Pacheco - Rua Santos Dumont, 517, Centro
Sábado (13)
Meia Noite no Jardim do Bem e do Mal (EUA – 1977)
Horário: 20h
Local: Oficina Cultural - Praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho
Domingo (14)
Eva(França, Grã-Bretanha, Itália - 1962)
Horário: 20h
Oficina Cultural - Praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho
Sábado (20)
Os Desafinados(Brasil - 2008)
Horário: 20h
Oficina Cultural - Praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho
Domingo (21)
A Música Irresistível de Benny Goodman (EUA - 1956)
Horário: 20h
Oficina Cultural - Praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho
Fonte: Secom/PMU
Imagem: imdb.com
Artistas de seis Estados participam da seleção do Festival de Dança do Triângulo
A seleção dos trabalhos para a 23ª edição do Festival de Dança do Triângulo será realizada de segunda (8) à sexta-feira (12), na Oficina Cultural, em sessão aberta ao público. A avaliação será feita por uma comissão formada por três profissionais da dança: o diretor geral da Raça Companhia de Dança de São Paulo, Edy Wilson; a coordenadora do Curso de Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisadora em dança, Rosa Primo, e a bailarina, coreógrafa e pesquisadora na área de dança contemporânea, Helena Bastos.
Foram inscritos para a seleção 123 trabalhos amadores, 15 profissionais e 18 infantis. Na categoria amadores concorrem grupos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás. Já na categoria profissional há trabalhos de artistas de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Alagoas. O resultado da seleção será divulgado a partir de 17 de agosto no site da prefeitura www.uberlandia.mg.gov.br.
O 23º Festival de Dança do Triângulo é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e será promovido de 27 de outubro a 2 de novembro. Neste ano, o evento tem como tema “Partilhas na Dança: Caiação, Viabilidade e Resistência”. Os espetáculos serão realizados na Arena Multiuso Presidente Tancredo Neves (Sabiazinho) e outros espaços públicos que serão definidos após a seleção dos trabalhos.
Além das apresentações de dança, a programação do Festival contempla ainda um seminário pedagógico, palestras, mesa-redonda e oficinas.
Fonte: Secom/PMU
Imagem: atividanca.blogspot.com
Exposições retratam memórias, experimentações e tempo
Neste mês de agosto, a Casa da Cultura e a Oficina Cultural recebe exposições inspiradas nas lembranças, no universo das luzes em movimento e na inovação da excelência artística. As peças poderão ser conferidas gratuitamente, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 12h às 18h.
Objetos de Afeto
Até 19 de setembro, a mostra “Objetos de Afeto”, de Maria Inês Machado, estará aberta à visitação na Galeria Geraldo Queiroz e na Sala de Experimentações Visuais.
Para revelar o sentido do tempo e da memória com o mundo dos objetos, a artista apresenta suas coleções de capas de discos da Banda Pink Floyd, desenhos eróticos e postcards publicitários, turísticos e de eventos, reunidos por mais de 30 anos.
As histórias em quadrinhos também ganham espaço, com exemplares das revistas Gibi Semanal (editada nos anos 70), Grilo (anos 80), Tarzan, Mandrake, Fantasma, Homem-Aranha, Batman e Wolverine. Além disso, a artista expõe objetos originários de diversas culturas, como colares artesanais.
Abertura: segunda-feira (1º), às 20h
Período de visitação: De 2 de agosto a 19 de setembro
Horário: Das 12 às 18h
Local: Sala de Experimentações Visuais e Galeria Geraldo Queiroz, que ficam na Casa da Cultura - praça Coronel Carneiro, 89
Entrada Franca
Tempo, Luz e Movimento
Até 16 de setembro, o público poderá conhecer o ensaio “Tempo, Luz e Movimento”, de Igor Rodriges, na Sala Alternativa. Esta é uma série de fotografias feitas a partir de um longo tempo de exposição de luzes na escuridão, pela abertura do diafragma da máquina fotográfica. De acordo com o artista, a intenção foi criar uma ponte entre a abstração do tempo e a realidade do movimento.
Abertura: quarta-feira (3), às 20h
Período de visitação: De 4 de agosto a 16 de setembro
Horário: Das 12 às 18h
Local: Sala Alternativa, que fica na Oficina Cultural - praça Clarimundo Carneiro, 204
Entrada Franca
Experimentação, Seqüências e Diálogos Contemporâneos
A série “Experimentação, Seqüências e Diálogos Contemporâneos”, de Danilo Garcia, Fernanda Izar e Luciana Felippe estará na Galeria Lourdes Saraiva do dia 5 de agosto a 6 de setembro. A mostra reúne a produção dos três artistas, em um trabalho realizado com foco nos significados particulares das linguagens estética, formal e conceitual.
Abertura: quinta-feira (4), às 20h
Período de visitação: De 5 de agosto a 6 de setembro
Horário: Das 12 às 18h
Local: Galeria Lourdes Saraiva, que fica na Oficina Cultural - praça Clarimundo Carneiro, 204
Entrada Franca
Fonte: Secom/PMU
Imagem: rsraridades.com.br
Objetos de Afeto
Até 19 de setembro, a mostra “Objetos de Afeto”, de Maria Inês Machado, estará aberta à visitação na Galeria Geraldo Queiroz e na Sala de Experimentações Visuais.
Para revelar o sentido do tempo e da memória com o mundo dos objetos, a artista apresenta suas coleções de capas de discos da Banda Pink Floyd, desenhos eróticos e postcards publicitários, turísticos e de eventos, reunidos por mais de 30 anos.
As histórias em quadrinhos também ganham espaço, com exemplares das revistas Gibi Semanal (editada nos anos 70), Grilo (anos 80), Tarzan, Mandrake, Fantasma, Homem-Aranha, Batman e Wolverine. Além disso, a artista expõe objetos originários de diversas culturas, como colares artesanais.
Abertura: segunda-feira (1º), às 20h
Período de visitação: De 2 de agosto a 19 de setembro
Horário: Das 12 às 18h
Local: Sala de Experimentações Visuais e Galeria Geraldo Queiroz, que ficam na Casa da Cultura - praça Coronel Carneiro, 89
Entrada Franca
Tempo, Luz e Movimento
Até 16 de setembro, o público poderá conhecer o ensaio “Tempo, Luz e Movimento”, de Igor Rodriges, na Sala Alternativa. Esta é uma série de fotografias feitas a partir de um longo tempo de exposição de luzes na escuridão, pela abertura do diafragma da máquina fotográfica. De acordo com o artista, a intenção foi criar uma ponte entre a abstração do tempo e a realidade do movimento.
Abertura: quarta-feira (3), às 20h
Período de visitação: De 4 de agosto a 16 de setembro
Horário: Das 12 às 18h
Local: Sala Alternativa, que fica na Oficina Cultural - praça Clarimundo Carneiro, 204
Entrada Franca
Experimentação, Seqüências e Diálogos Contemporâneos
A série “Experimentação, Seqüências e Diálogos Contemporâneos”, de Danilo Garcia, Fernanda Izar e Luciana Felippe estará na Galeria Lourdes Saraiva do dia 5 de agosto a 6 de setembro. A mostra reúne a produção dos três artistas, em um trabalho realizado com foco nos significados particulares das linguagens estética, formal e conceitual.
Abertura: quinta-feira (4), às 20h
Período de visitação: De 5 de agosto a 6 de setembro
Horário: Das 12 às 18h
Local: Galeria Lourdes Saraiva, que fica na Oficina Cultural - praça Clarimundo Carneiro, 204
Entrada Franca
Fonte: Secom/PMU
Imagem: rsraridades.com.br
Parque do Sabiá oferece espaço para automodelismo
Agora o Parque do Sabiá tem uma pista de automodelismo, um lugar exclusivo para os amantes dos carrinhos movidos por controle remoto. Com aproximadamente 250 metros de extensão, a pista foi construída ao lado das piscinas, com obstáculos que lembram uma pista off-road.
De acordo com Antônio Carrijo, diretor-geral da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), esta é mais uma opção para os frequentadores do Parque do Sabiá. “É um local mais seguro para quem gosta de praticar o automodelismo. Qualquer pessoa que tiver um carrinho de controle remoto pode usufruir do espaço”, disse.
A pista fica aberta todos os dias, das 5h às 22h, horário de funcionamento do Parque do Sabiá.
Fonte: Secom/PMU
Imagem: Ilustração/fredsonpaivareporter.blogspot.com
Assinar:
Postagens (Atom)