domingo, 26 de setembro de 2010
I Mostra de Teatro Infanto-juvenil de Uberlândia
Entre os dias 01 a 05 de dezembro acontecerá a Iª Mostra de Teatro Infanto-Juvenil de Uberlândia.
Serão selecionados, por uma comissão composta por três profissionais das artes cênicas, cinco espetáculos infanto-juvenis, que farão duas apresentações, sendo uma no Teatro do Mercado Municipal de Uberlândia, aberta ao público em geral e outra em espaços alternativos localizados em bairros periféricos (escolas, creches, abrigos de menores, etc.). Após as apresentações que acontecerão no Teatro do Mercado Municipal, os grupos compartilharão seus processos de trabalho com o público.
Serão oferecidas duas oficinas, uma com Rose Gonçalves, professora do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia, e outra com Biange Cabral, professora do Curso de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. Em breve divulgaremos as oficinas, carga horária, período e local das inscrições.
INSCRIÇÕES PARA OS ESPETÁCULOS:
O período de inscrição é de 16 de setembro de 2010 a 15 de outubro de 2010;
Maiores informações: mostrateatroinfantojuveniluberlandia.blogspot.com
Equipe técnica:
Coordenadores da mostra:
Ana Maria Rodrigues
Wellington Menegaz
Diretor de Comunicação: Samuel Giacomelli
Projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Uberlândia/ Secretária Municipal de Cultura: Projeto - Mostra de Teatro Infanto Juvenil de Uberlândia 030/FMC
Proponente do projeto: Jacqueline Patrícia Alves Batista
Apoio: DICULT/ UFU
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Lula, o filho do Brasil disputará a vaga no Oscar
Nem humor, ação ou mediunidade. Parece que nada consegue superar a popularidade do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Até mesmo na escolha do Ministério da Cultura (MinC) para Lula, o filho do Brasil. O filme irá representar o Brasil em uma possível indicação ao Oscar, o prêmio máximo do cinema mundial.
Se a escolha foi política? Não sei. Se o filme é bom e pode representar bem o país? Sim, isso ele pode. Grandes atuações e um roteiro adaptado bem escrito são os elementos da aposta do MinC.
O filme conta a história de como um menino do sertão pernambucano chegou ao nível máximo de autoridade no Brasil, a Presidência da República. Parece pouco, mas não é. A aposta do MinC é na popularidade de Lula também no exterior.
Talvez a Academia de Hollywood se dobre à imagem de Lula. Vamos esperar e torcer para Lula, o filho do Brasil ser um dos cinco indicados ao Oscar. Dia 25 de janeiro saberemos.
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Sob vaias, Restart leva cinco premiações do VMB 2010
Na edição 2010 do Video Music Brasil (VMB), evento promovido pela Music Television (MTV) brasileira, a maior vencedora foi a banda Restart. A premiação aconteceu na noite da última quinta-feira (16), no Credicard Hall, em São Paulo.
Restart papou as categorias Artista do Ano, Clipe do Ano, Hit do Ano, Revelação e Pop. Isso poderia, de fato, ser a consagração da banda, já que a premiação é dada através do voto do público da MTV pela internet. O que se viu, no entanto, foi um paradoxo. O grupo foi vaiado enquanto recebia o prêmio.
Apesar das vaias da platéia, a banda realmente faz sucesso. Isso também se deve a onda “Emo”. Mas os meninos souberam utilizar a poderosa ferramenta de divulgação que é a web. Diversos sites dedicados ao grupo aquecem a propaganda espontânea e difunde a música dos coloridos. Isso explicaria o sucesso de votos na internet, mas a vai incomensurável recebida na festa.
O perfil no myspace da banda segue o padrão das adolescentes que fazem coraçõezinhos com as mãos e acompanham fielmente seus integrantes. Além de dados sobre o grupo, clipes, datas de shows, também têm declarações “fofíssimas”. No perfil também se encontra uma espécie de diário, onde eles interagem com os fãs a lá twitter, aliás outra ferramenta muito poderosa.
Fato é que são sucesso, apesar de o público da premiação não concordar com isso. Até onde a moda vai e que são elas. Saiba mais sobre VMB.
Confira os ganhadores do VMB 2010:
Artista Do Ano
Restart
Clipe Do Ano
Restart, com Recomeçar
Show Do Ano
Nx Zero
Hit Do Ano
Restart, com Levo Comigo
Revelação
Restart
Aposta
Thiago Petit
Rock
Pitty
Rap
MV Bill
Pop
Restart
MPB
Diogo Nogueira
Música Eletrônica
Boss In Drama
Artista Internacional
Justin Bieber
Webstar
Felipe Neto
Webhit
Justin Biba - Paródia Justin Bieber (Música Baby)
Game
Super Mario Galaxy 2
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
MinC apresenta 23 inscritos para concorrer ao Oscar
23 é o número de filmes brasileiros que concorrem a uma indicação ao Oscar 2011. A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC) divulgou a lista no dia 9 de setembro. Entre os concorrentes está o filme mais caro da história do cinema nacional, Nosso Lar, baseado na obra de Chico Xavier.
Outras produções comerciais como “Lula, o Filho do Brasil”, “O Bem Amado”, “É Proibido Fumar” e o próprio “Chico Xavier”, baseado na vida do médium, também são fortes apostas para concorrer à estatueta.
No entanto, as últimas indicações do MinC não chegaram a ser aceitas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para concorrer ao prêmio maior. Isso mostra que não sabemos escolher ou não sabemos produzir filmes. A primeira opção é mais plausível, haja vista grandes produções tupiniquins nos últimos anos.
Talvez por ser mais recente, Nosso Lar esteja mais cotado para representar o Brasil. Mas nem sempre o que reluz é ouro, nem tudo que balança cai. O anúncio do escolhido pela Comissão Especial de Seleção do MinC será em 23 de setembro. Em 25 de janeiro de 2011, a Academia divulgará os cinco filmes que concorrerão ao prêmio. A cerimônia será em 27 de fevereiro.
Abaixo a lista dos 23 filmes brasileiros:
As Melhores Coisas do Mundo
A Suprema Felicidade
Antes que o mundo acabe
Bróder
Carregadoras de Sonhos
Cabeça a Prêmio
Cinco Vezes Favela, Agora Por Nós Mesmos
Chico Xavier
É Proibido Fumar
Em Teu Nome
Hotel Atlântico
Lula, o Filho do Brasil
Nosso Lar
Olhos Azuis
Ouro Negro
O Bem Amado
O Grão
Os Inquilinos
Os Famosos e os Duendes da Morte
Quincas Berro D’água
Reflexões de um Liquidificador
Sonhos Roubados
Utopia e Barbárie
sábado, 11 de setembro de 2010
3º Seminário Pedagógico do Festival de Dança do Triângulo: Movimento e Método
O Festival de Dança do Triângulo tem como objetivo estimular o desenvolvimento poético e perfeiçoamento técnico dos artistas ligados ao segmento da dança. Os esforços do Festival estão concentrados em alcançar alternativas para promover uma dança de excelência e, ao mesmo tempo, acessível tanto para o público quanto para seus praticantes. Nessa perspectiva, as ações que envolvem uma abordagem teórica da dança ganham cada vez mais espaço e dinâmica, conferindo ao projeto, que nesse ano realiza a sua 22ª edição, um caráter de pesquisa e articulação do conhecimento, além da produção e da circulação de espetáculos e outras ações artísticas.
Nesta edição, o Festival de Dança tem como tema: “Matrizes e Reverberações: O Corpo Negro e Suas Identidades na Dança Brasileira”, tratando da cultura afrodescendente e suas relações com a dança no fazer contemporâneo.
Nesse sentido, comprometido com a dança também nos seus aspectos teóricos, reflexivos e de formação, está previsto na sua programação o 3º Seminário Movimento e Método. Essa ação se constitui como um importante momento do Projeto, proporcionado um ambiente favorável às várias interlocuções, intercâmbios e promoções de saberes e tecnologias da dança.
Como parte das atividades do Seminário, acontecerá na manhã do dia 30/10/2010, na Oficina Cultural, a atividade: “Comunicações de Pesquisa”, que consiste na abertura de espaço para artistas e pesquisadores de Uberlândia, inscritos e selecionados para participação, explanarem suas pesquisas, concluídas ou em andamento, sendo que as mesmas devem estar relacionadas aos eixos temáticos do Festival de Dança.
Esta atividade é aberta tanto para pessoas ligadas a projetos e/ou instituições acadêmicas, quanto a artistas e processos de criação espontâneos, grupos e cias de dança em geral.
Cada interessado poderá enviar uma única proposta de Comunicação de Pesquisa, que tenha referência com os eixos temáticos, norteados pelo tema geral do Festival, sendo:
1º Eixo temático – Recorrências e Tradição – Tem como objetivo identificar o corpo africano e seus desdobramentos, buscando para tanto a compreensão de conceitos chaves como: Matrizes Estéticas, Etnicidade e Tradições Africanas, como elementos de permanência e resistência no contexto cultural brasileiro.
2º Eixo temático – Deslocamentos e Processos Ocupacionais - O objetivo é mapear a presença do corpo e da cultura negra, dialogando com elementos da cidade moderna, tendo como referência os centros urbanos, estruturas ocupacionais, processo de imigração e circuitos artísticos de periferia.
3º Eixo temático - Interferências na Produção Contemporânea – Objetiva identificar na produção da dança da atualidade processos como interferências, hibridismos, miscigenação, contribuições e intercâmbios das Matrizes Afrodescendentes na construção das várias tendências da Dança, com vistas aos criadores, coreógrafos e intérpretes independentes de sua filiação estética.
As propostas encaminhadas serão analisadas pela Coordenação Pedagógica do Festival, que, neste ano, tem como coordenador o artista e pesquisador Rui Moreira, de Belo Horizonte.
As propostas poderão ser deferidas, indeferidas ou solicitadas para adequação e/ou revisão.
Cada comunicação poderá ter até 30 (trinta) minutos, sendo:
- 20 (vinte) minutos dedicados à explanação do conteúdo;
- 10 (dez) minutos para respostas a possíveis questionamentos da coordenação ou da plateia.
A apresentação deverá ser preparada em arquivo de apresentação, power point ou similar, contendo imagens e textos que ilustrem o conteúdo a ser apresentado.
Cada artista/pesquisador receberá Certificado de Comunicação de Pesquisa, constando título e resumo de sua pesquisa, assinado pelo Coordenador Pedagógico e pela Secretária Municipal de Cultura, Coordenadora Geral do Projeto Festival de Dança do Triângulo.
Os interessados deverão encaminhar a ficha de inscrição anexa, devidamente preenchida e assinada, juntamente com 02 (duas) fotos digitalizadas para a Coordenação Pedagógica do FDT – 22ª edição, na Secretaria Municipal de Cultura, localizada à Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, bloco 2, piso 3, bairro Santa Mônica, no período de 08 a 24 de setembro/2010. As fotos deverão ser encaminhadas em CD ou para o e-mail: danca@uberlandia.mg.gov.br.
Após apresentação do seu projeto, cada artista/pesquisador deverá elaborar um texto, de 02 (duas) a 04 (quatro) laudas, apontando as questões principais de sua pesquisa para futuras publicações e registro do Festival de Dança.
Mais informações poderão ser obtidas junto à Coordenação Artística e Pedagógica do Festival de Dança do Triângulo, pelo telefone (34) 3239-2450.
Participem!
Fonte:
Festival de Dança do Triângulo
Coordenação Artística e Pedagógica
Coordenação Geral
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Os Mercenários
Quando criança, você brincou de heroi e bandido, polícia e ladrão? Pelo jeito Silvester Stallone não. Em seu último filme, os Mercenários (The Expendables, 2010), ele prova isso. Depois de tentar parecer sério em diversos filmes de ação, na expectativa de criar personagens factíveis, deve ter pensado: “agora vou brincar um pouquinho”.
E é isso o que o filme passa. Stallone reuniu as grandes estrelas dos filmes de ação dos anos 80 neste filme “descartável” (desculpem-me o trocadilho infame) só pra se divertir. O resultado é um filme cheio de ação, lutas, tiros, mas nenhuma história convincente. Nada que estrague a sessão pipoca.
Sly trouxe de volta Arnold Schwarzenegger para uma participação especial que contou ainda com Bruce Willis e Mickey Rourke. Tem ainda a presença dos brigões Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren e do eterno vilão Eric Roberts. Confesso que senti falta de Van Damme e Chuck Norris na lista de brucutus.
Com piadinhas sarcásticas durante todo o filme, dá pra perceber que, em alguns momentos, Sly está prestes a se esborrachar de rir. Não é para menos. “Os Mercenários” é divertidíssimo se você quiser um filme de ação descabeçado, sem conteúdo, mas com ação de primeira. Brincadeira de gente grande.
Em tempo: Giselle Itié nem precisaria estar no filme. Sua participação também é “descartável”.
Sinopse: um grupo de mercenários descartáveis é enviado a uma ilha fictícia e lutar contra um ditador que se aliou a um ex-agente corrupto da CIA.
Elenco:
Sylvester Stallone … Barney ‘The Schizo’ Ross
Jason Statham … Lee Christmas
Jet Li … Yin Yang
Dolph Lundgren … Gunnar Jensen
Eric Roberts … James Monroe
Randy Couture … Toll Road
Steve Austin … Dan Paine
David Zayas … General Garza
Giselle Itié … Sandra
Mickey Rourke … Tool Arnold
Schwarzenegger … Trench
Bruce Willis … Sr. Church
E é isso o que o filme passa. Stallone reuniu as grandes estrelas dos filmes de ação dos anos 80 neste filme “descartável” (desculpem-me o trocadilho infame) só pra se divertir. O resultado é um filme cheio de ação, lutas, tiros, mas nenhuma história convincente. Nada que estrague a sessão pipoca.
Sly trouxe de volta Arnold Schwarzenegger para uma participação especial que contou ainda com Bruce Willis e Mickey Rourke. Tem ainda a presença dos brigões Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren e do eterno vilão Eric Roberts. Confesso que senti falta de Van Damme e Chuck Norris na lista de brucutus.
Com piadinhas sarcásticas durante todo o filme, dá pra perceber que, em alguns momentos, Sly está prestes a se esborrachar de rir. Não é para menos. “Os Mercenários” é divertidíssimo se você quiser um filme de ação descabeçado, sem conteúdo, mas com ação de primeira. Brincadeira de gente grande.
Em tempo: Giselle Itié nem precisaria estar no filme. Sua participação também é “descartável”.
Sinopse: um grupo de mercenários descartáveis é enviado a uma ilha fictícia e lutar contra um ditador que se aliou a um ex-agente corrupto da CIA.
Elenco:
Sylvester Stallone … Barney ‘The Schizo’ Ross
Jason Statham … Lee Christmas
Jet Li … Yin Yang
Dolph Lundgren … Gunnar Jensen
Eric Roberts … James Monroe
Randy Couture … Toll Road
Steve Austin … Dan Paine
David Zayas … General Garza
Giselle Itié … Sandra
Mickey Rourke … Tool Arnold
Schwarzenegger … Trench
Bruce Willis … Sr. Church
sábado, 4 de setembro de 2010
Uberlândia recebe mais uma edição do Congresso das Tradições Afro-Brasileiras
A Diretoria de Assuntos Afro-Raciais (DiaAfro) e a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) realizam de 9 a 11 de setembro no Centro de Convenções do Center Shopping, o “12º Congresso das Tradições Afro-Brasileiras”, evento que promove a troca de conhecimento sobre as matrizes africanas por meio de palestras e mesa-redonda. Quem quiser participar das atividades, pode se inscrever gratuitamente no portal da Prefeitura de Uberlândia (www.uberlandia.mg.gov.br).
“A ausência de informação gera discriminação e preconceito em relação às práticas culturais. Por esta razão, nestes dias de discussão, queremos desmistificar as matrizes africanas e fazer que as pessoas conheçam suas origens, os fundamentos das várias etnias e entendam a importância da pluralidade brasileira”, expôs Carlos Silva Sousa , diretor da DiaAfro.
Os temas escolhidos para debate são: Corpo e Ancestralidade – Linguagens Gestuais nos Ritmos Afro; A Diversidade Cultural das Religiões de Matriz Africana; Intolerância, Racismo e Preconceito Religioso no Brasil e diversos outros. “Teremos a participação de importantes representantes da cultura negra em nossa programação.
As palestras ficarão por conta de Élcio Xavier (conhecido como Pai Élcio de Oxalá), Willian de Ayrá (Obashanan), Sílvio Garcez (Aramaty), Tânia Cristina Silva de Oliveira (Makota Kizandembu), Valdina Oliveira Pinto (Makota) e Júnia Bertolino, uma das fundadoras da Cia. Baobá de Dança de Belo Horizonte. Para intercalar os seminários, teremos apresentações da Cia Wultos de Dança e com os grupos TerraCotta e Omodùdù”, contou.
O encerramento do evento será marcado pela tradicional Festa de Iemanjá, que chega a 19ª edição e acontece no Parque do Sabiá, no dia 12 de setembro, a partir das 15h. “Teremos uma procissão bonita, em homenagem à rainha das águas, com cantos, danças e saudações. Para finalizar as atividades do Congresso, a mãe dos orixás será homenageada em uma cerimônia de entrega, feita às margens da represa”, explicou Carlos Silva Sousa.
Oficinas
Também serão promovidas oficinas gratuitas. As inscrições já podem ser feitas no Mercado Municipal e na Oficina Cultural até sexta-feira (10). “Dos dias 13 a 17 deste mês, teremos cursos para confecção de bonecas negras, de percussão e toque de ogãs (atabaques oriundos de matriz africana). Os interessados também poderão participar de oficina teórica de folhas e raízes e suas funções ritualísticas (amuletos e patuás)”, disse o diretor.
Confira programação:
12º Congresso das Tradições Afro-Brasileiras
09/09 – Quinta-feira
19h30 – Abertura solene com autoridades e convidadosApresentação Cultural: Companhia Wultos
21h – Palestra: Apresentações de Cantos e Ritmos Afro – Pluralidade Cultural
Palestrante: Élcio Xavier (Pai Élcio de Oxalá)
10/09 – Sexta-feira
19h30 – Palestra: Corpo e Ancestralidade: Linguagens Gestuais nos Ritmos Afro
Palestrante: Júnia Bertolino
21h – Apresentação Cultural: Grupo TerraCota
21h30 – Palestra: Pluralidade Cultural e Educação – Desafios Contemporâneos
Palestrante: William de Ayrá (Obashanan)
11/09 – Sábado
8h30 – Abertura
9h – Palestra: A Diversidade Cultural das Religiões de Matriz Africana
Palestrante: Sílvio Garcez (Aramaty)
10h30 – Palestra: Intolerância, Racismo e Preconceito Religioso no Brasil
Palestrante: Tânia Cristina Silva de Oliveira (Makota Kizandembu)
12h - Intervalo
14h – Palestra: A Religiosidade de Matriz Africana e a Lei 10.639/2003
Palestrante: Profª Valdina Oliveira Pinto (Makota)
16h – Mesa-redonda e considerações finais com todos os palestrantes
12/09 – Domingo
15h – 19ª Festa de Iemanjá
Local: Parque do Sabiá – Rua Haia, s/nº, bairro Tibery
Oficinas
Oficina de Bonecas Negras – 20 vagas
Data: 13 a 17/09
Horário: 14h às 17h30
Local: Oficina Cultural – Praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho
Oficina de Percussão e Toque de Ogãs Oriundas de Matriz Africana – 20 vagas
Data: 20 a 24/09
Horário: 18h às 21h30
Local: Oficina Cultural – Praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho
Oficina Teórica de Folhas e Raízes e Suas Funções Ritualísticas (Amuletos e Patuás) – 40 vagas
Data: 13 a 17/09
Horário: 18h às 21h30
Local: Mercado Municipal – Rua Olegário Maciel, 255, Centro
Informações: 3239-2449
Fonte: Secom/PMU
Desfile cívico-militar vai marcar a Independência do Brasil
As comemorações do 7 de Setembro em Uberlândia terão início às 8h30, na Praça Tubal Vilela, com o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, e com a execução do Hino Nacional pela Banda Municipal. Na sequência, o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, o comandante do 36º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMTz), coronel Carlos André Alcântara Leite, e o comandante da 9ª Região da Polícia Militar (RPM), coronel Dilmar Fernandes Crovato, farão a revista à tropa, em carro aberto pertencente ao Exército Brasileiro.
O desfile, previsto para às 9h, será na Avenida Floriano Peixoto, entre a Rua Quintino Bocaiúva e a Praça Rui Barbosa. A organização é da Secretaria de Educação de Uberlândia, com o apoio das secretarias de Saúde, Cultura, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Settran, além dos órgãos e das entidades participantes.
A apresentação será aberta pelo 36º BIMTz, seguido pelos grupamentos de ex-combatentes (FEB), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, Banda Municipal, Banda Mirim, escoteiros e grupamentos de entidades e escolas públicas de Uberlândia.
Programação - Desfile 7 de Setembro
8h30 - Hasteamento do Pavilhão Nacional – Praça Tubal Vilela
8h45 - Revista à tropa - Avenida Cesário Alvim, a partir da Rua Quintino Bocaiúva
9h – Desfile - Avenida Floriano Peixoto, entre a Rua Quintino Bocaiúva e a Praça Rui Barbosa
Participantes:
Comandante Geral do 36º BIMTz;
Estado Maior Misto (36º BIMTz, PMMG e CBMMG);
Grupamento de ex-combatentes (FEB – motorizado);
Grupamento do 36º BIMTz (a pé e motorizado) juntamente com o Pelotão Esperança;
Grupamento da Polícia Rodoviária Federal (motorizado);
Grupamento da Polícia Militar de Minas Gerais (a pé e motorizado);
Grupamento do CBMMG (a pé e motorizado);
Grupamento da Polícia Civil;
Grupamento da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG);
Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (COMDEC);
Banda Municipal e Banda Mirim;
Escoteiros;
Conservatório Estadual de Música “Cora Pavan Caparelli”;
Núcleo de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (NAICA);
Clube dos Desbravadores;
Escola Estadual Clarimundo Carneiro;
Legião da Boa Vontade (LBV);
Escola Municipal Odilon Custódio Pereira;
Escola Municipal Osvaldo Vieira Gonçalves;
Instituição Cristã de Assistência Social de Uberlândia (Icasu);
Escola Estadual Teotônio Vilela;
Ordem de Molay;
Banda da Cultura Racional;
Ascau Capoeira;
Escola de Circo;
Ciclismo Acrobático;
Jipes;
Motos;
Cavalos.
Fonte: Secom/PMU/Rosana Terra
Foto: Pedros Reis/Farol Comunitário
Secretaria de Cultura abre inscrições para o Projeto Auto de Natal na próxima semana
Os artistas de Uberlândia que tiverem interesse em participar do Projeto Auto de Natal, da Secretaria Municipal de Cultura, podem inscrever seus projetos de 01 a 20 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, no Espaço Cultural do Mercado Municipal.
O “Auto de Natal” teve início em 2005 e reuniu, em suas quatro edições, grupos e artistas independentes num mesmo espetáculo. Este ano, os artistas e grupos apresentarão trabalhos independentes criados a partir do tema “Natal e seus significados”. “Cada um dos dez artistas ou grupos selecionados farão cinco apresentações em Uberlândia. Esse ano conseguiremos alcançar um público bem maior que nos anos anteriores, quando era feita uma única apresentação”, disse o técnico em assuntos culturais da SMC, Luiz Alberto Sousa.
Podem ser inscritos trabalhos de presépio vivo; teatro; dança; cinema; vídeo; exposição de presépio em áreas públicas ou privadas abertas a visitação; outros tipos de exposições; espetáculos multimídia; espetáculos musicais; e coral ou grupo vocal. Uma comissão composta por servidores da SMC será responsável pela seleção dos trabalhos.
As apresentações acontecerão em diversos pontos da cidade. Ruas, praças, espaços públicos e privados receberão no mês de dezembro os trabalhos produzidos pelos artistas locais. “No ato da inscrição o candidato deve apresentar a proposta do local onde serão as apresentações com a declaração assinada pelo responsável pelo espaço”, ressaltou o técnico em assuntos culturais da SMC.
O edital e os anexos estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura no portal da Prefeitura de Uberlândia, no www.uberlandia.mg.gov.br.
Fonte: Secom/PMU/Rafael Guimarães
Projeto Arte Urbana revela diversidade artística de modo inusitado
Se você estiver caminhando pela cidade e se deparar com imagens ou apresentações de dança inusitadas, a explicação é que elas fazem parte da 3ª edição do Arte Urbana. O projeto utilizará entre os dias 28 de agosto e 15 de setembro vários espaços de Uberlândia para realizar intervenções artísticas e exposições.
Em 2009, foram inscritos 35 trabalhos. Já para a edição deste ano, o projeto recebeu mais de 40 trabalhos, dos quais 5 foram selecionados para exibição em diferentes áreas da cidade. “Implantamos esse projeto de forma pioneira no interior de Minas e o resultado tem sido muito positivo. É um modo diferente e inusitado para o artista exibir sua produção, levando-a para fora das galerias, teatros e salões. Com isso, contribuímos para a arte se aproximar mais do ambiente urbano e interagir com as pessoas”, explicou Ana Cláudia Souza, técnica em Assuntos Culturais, do Setor de Artes Visuais da Secretaria Municipal de Cultura.
Entre as atividades, estão performances na concha acústica da Praça Tubal Vilela, colagens em marquises de ônibus e exibição de paineis fotográficos em fachadas de empreendimentos e escolas públicas. Ao final das intervenções, será promovida uma mostra na Casa da Cultura reunindo fotos, instalações e vídeos dos trabalhos selecionados. A exposição será aberta ao público no dia 16 de setembro e poderá ser visitada até o fim do mês de outubro.
Confira a programação da 3ª edição do projeto Arte Urbana:
Karma Cavalo: Equídeos Urbanus
Artista: Júlio César da Silva
Locais:
Terminal Central (plataforma de embarque)
Datas: 28 e 29/08 (sábado e domingo)
Horário: Após às 24h
Muro externo da Escola Estadual Enéas de Oliveira Guimarães – Praça Doutor Duarte, 44, Centro
Data: 29/08 (domingo)
Horário: A partir das 15h
Muro externo da Escola Estadual Amador Naves – Rua Tereza dos Santos, 22, Conjunto Bandeirante
Data: 29/08 (domingo)
Horário: A partir das 16h
Fachada do Edifício Chams - Rua Duque de Caxias, 450, Centro
Data: 29/08 (domingo)
Horário: A partir das 17h
Do Silêncio da Concha
Artista: Ana Reis
Local: Concha Acústica da Praça Tubal Vilela, Centro
Datas: 02 e 03/09 (quinta e sexta-feira)
Horários: 02/09 – 14h às 17h
03/09 – 16h às 17h
Paisagem Cidade Palavra Concreto Caminho Passagem
Artista: Glayson Arcanjo
Local: Praça Tubal Vilela, Centro
Datas: 09 e 10/09 (quinta e sexta-feira)
Horário: a partir das 7h
Pavimento
Artista: Aloísio Diniz
Locais:
Marquise do ponto de ônibus em frente à praça Coronel Carneiro, no bairro Fundinho
Marquise do ponto de ônibus da avenida Afonso Pena, no bairro Aparecida (próxima ao supermercado Bretas)
Marquise do ponto de ônibus da avenida João Pinheiro, no bairro Aparecida (próxima à Rua dos Pereiras)
Datas: 11 e 12/09 (sábado e domingo)
Horário: 7h às 24h
Habitat: Cidade
Artistas: Sérgio Rodrigues e Grupo Tríade
Locais:
Praça Tubal Vilela
Data: 11/09 (sábado)
Horário: 9h às 14h
Prefeitura Municipal
Data: 13/09 (segunda-feira)
Horário: 12h às 17h
Terminal Planalto
Data: 14/09 (terça-feira)
Horário: 14h às 19h
Terminal Umuarama (Teatro de Arena)
Data: 15/09 (quarta-feira)
Horário: 14h às 19h
Casa da Cultura
Praça Coronel Carneiro, 89, bairro Fundinho
Fonte: Secom/PMU/Rosana Terra e Janaína Sorna
Assinar:
Postagens (Atom)